Dietética energética na deficiência Qi do Estômago


Deficiência de Qi do Estômago (Wei Qi Xu)

Essa síndrome é muito semelhante à deficiência de Qi no Baço. A faixa de horário de melhor atividade do Estômago é entre as 7 e as 9 da manhã. Uma parte importante dos nossos alimentos para o dia deve ser consumida durante esse período, para que possamos produzir a energia necessária para o dia. Se o Qi do Estômago estiver vazio, o Qi do Baço também ficará esgotado, resultando em sintomas como falta de apetite, fadiga e fraqueza geral.


Diagnóstico ocidental

Falta de apetite, diarreia, náusea, falta de apetite em crianças, fraqueza durante a recuperação, prolapso retal (tuo gang).


Sintomas

Fadiga matinal, falta de apetite (especialmente em crianças), queixas abdominais superiores e fezes desleixadas.

Língua: pálida, flexível, às vezes aumentada

Pulso: vazio


Causas

Dieta: a causa mais comum de deficiência de Qi no Estômago é dieta insuficiente e inadequada. Comer irregularmente, comer muito ou pouco, alimentos gordurosos; dietas sem grande variedades e desequilibradas.

Geral: doenças crônicas


Terapia

Suplemento de Qi do Estômago e Qi do Baço: E36, VC12 e B21

Moxa: BP2, B20


Recomendações nutricionais

  • Natureza térmica: morno, neutro

  • Sabor: doce-morno, doce-neutro

  • Método de cozimento: aquecimento

  • Observar recomendações para deficiência do Qi do Baço e para a deficiência de Yang do Baço

A deficiência de Qi no Estômago é sempre tratada da mesma maneira que a deficiência de Qi do Baço ou que a deficiência de Yang do Baço na terapia nutricional. As medidas alimentares devem manter o Estômago suficientemente úmido. Isso pode exigir a incorporação de alimentos mais neutros ou com resfriamento suave na dieta. Como o Estômago, diferentemente do Baço, adora Umidade e odeia a Secura, menos alimentos quentes e secos devem ser usados ​​para a deficiência de Qi do estômago do que para a deficiência de Yang do Baço. Além


Prognóstico

Um Estômago que funciona bem e um Baço saudável são ingredientes-chave na formação e preservação geral do Qi no corpo. Desenvolver bons hábitos alimentares é tão importante quanto escolher os alimentos certos. Ambos devem ser mantidos a longo prazo.

Dentro de dias ou semanas, o paciente sentirá uma diferença notável. As medidas alimentares são maneiras simples de corrigir permanentemente as disfunções que persistem há anos, como sentimentos de pressão na região epigástrica, náusea e falta de apetite. É recomendável adotar um estilo de vida que apoie o baço, o Estômago e o Aquecedor Central para manter boa energia, um forte sistema imunológico e vitalidade duradoura.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

8 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.