Dietética energética na deficiência de Qi do Estômago com Frio


Deficiência de Qi do Estômago com Frio (Wei Qi Xu Han)

Esta síndrome pode aparecer em combinação com a deficiência de Yang do Baço. O Qi do Rim também pode ser afetado ou danificado. Essa condição geralmente é causada por dietas que contêm excesso de produtos Yin.

A falta de Qi no Estômago com a falta de frio e Yang do Baço está intimamente ligada. Os sintomas incluem extremidades frias, fezes amolecidas e vômitos de líquidos claros. O Frio e o Vazio no Estômago podem ser melhorados com refeições e bebidas quentes, mas também pela aplicação externa de calor e massagens, uma vez que elas fornecem Yang ao corpo.


Diagnóstico ocidental

Falta de apetite, náuseas e vômitos recorrentes, diarreia crônica, sensação desconfortável ou sensação de frio no epigástrio.


Sintomas

Sensação desconfortável de pressão no epigástrio que geralmente é melhorada pelo calor (bolsa de água quente) ou pressão. O desconforto geralmente piora após a evacuação. Os sintomas melhoram com a alimentação. Falta de apetite, aversão a bebidas frias, preferência por bebidas quentes e alimentos quentes, vômitos de líquidos claros, falta de sede, fezes amolecidas e extremidades frias com sensação de peso.


Causas

Dieta

Alimentos frios; excesso de consumo de saladas por tempo prolongado, alimentos crus, frutas, bebidas geladas, sorvetes, etc.


Geral

Frio patogênico externo (por exemplo: maiô molhado); também pode ser causado por cirurgia abdominal invasiva.


Terapia

Calor no Estômago e no Baço: VC12, VC6, E36 (Moxa)

Tonificar o Rim: R3, R7, B23 (Moxa)


Evitar

Natureza térmica: resfriamento, especialmente alimentos frios

Método de cozimento: resfriamento

Sabor: nenhuma recomendação especial


Recomendações

Natureza térmica: alimentos mornos e quentes

Método de cozimento: aquecimento

Sabor: doce-quente, doce-morno, amargo-quente, amargo-morno

Alimentos: todos os alimentos que fortalecem o Aquecedor Central (observar recomendações para a deficiência de Qi do Baço e para a deficiência de Yang do Baço).


Beber uma xícara de chá de gengibre todas as manhãs é interessante.


Prognóstico

A implementação consistente de recomendações alimentares pode trazer melhorias nessa síndrome em poucos dias ou semanas.

Quando combinada com acupuntura ou moxabustão, essa síndrome pode ser facilmente tratada. A adoção contínua de recomendações alimentares pode estabilizar o Estômago a longo prazo.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

7 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.