top of page

Dietética energética na deficiência de Qi do Estômago com Frio


Deficiência de Qi do Estômago com Frio (Wei Qi Xu Han)

Esta síndrome pode aparecer em combinação com a deficiência de Yang do Baço. O Qi do Rim também pode ser afetado ou danificado. Essa condição geralmente é causada por dietas que contêm excesso de produtos Yin.

A falta de Qi no Estômago com a falta de frio e Yang do Baço está intimamente ligada. Os sintomas incluem extremidades frias, fezes amolecidas e vômitos de líquidos claros. O Frio e o Vazio no Estômago podem ser melhorados com refeições e bebidas quentes, mas também pela aplicação externa de calor e massagens, uma vez que elas fornecem Yang ao corpo.


Diagnóstico ocidental

Falta de apetite, náuseas e vômitos recorrentes, diarreia crônica, sensação desconfortável ou sensação de frio no epigástrio.


Sintomas

Sensação desconfortável de pressão no epigástrio que geralmente é melhorada pelo calor (bolsa de água quente) ou pressão. O desconforto geralmente piora após a evacuação. Os sintomas melhoram com a alimentação. Falta de apetite, aversão a bebidas frias, preferência por bebidas quentes e alimentos quentes, vômitos de líquidos claros, falta de sede, fezes amolecidas e extremidades frias com sensação de peso.


Causas

Dieta

Alimentos frios; excesso de consumo de saladas por tempo prolongado, alimentos crus, frutas, bebidas geladas, sorvetes, etc.


Geral

Frio patogênico externo (por exemplo: maiô molhado); também pode ser causado por cirurgia abdominal invasiva.


Terapia

Calor no Estômago e no Baço: VC12, VC6, E36 (Moxa)

Tonificar o Rim: R3, R7, B23 (Moxa)


Evitar

Natureza térmica: resfriamento, especialmente alimentos frios

Método de cozimento: resfriamento

Sabor: nenhuma recomendação especial


Recomendações

Natureza térmica: alimentos mornos e quentes

Método de cozimento: aquecimento

Sabor: doce-quente, doce-morno, amargo-quente, amargo-morno

Alimentos: todos os alimentos que fortalecem o Aquecedor Central (observar recomendações para a deficiência de Qi do Baço e para a deficiência de Yang do Baço).


Beber uma xícara de chá de gengibre todas as manhãs é interessante.


Prognóstico

A implementação consistente de recomendações alimentares pode trazer melhorias nessa síndrome em poucos dias ou semanas.

Quando combinada com acupuntura ou moxabustão, essa síndrome pode ser facilmente tratada. A adoção contínua de recomendações alimentares pode estabilizar o Estômago a longo prazo.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page