Dietética Chinesa - Laticínios, ovos, óleos e gorduras


Dietética Chinesa - Laticínios, ovos, óleos e gorduras


Leite e produtos lácteos são consideravelmente menos prevalentes na nutrição chinesa do que no mundo ocidental. Eles são doces em sabor e neutros a frios na sua natureza térmica; eles umedecem a secura e tonificam o Yin. O consumo excessivo, freqüentemente encontrado na nossa “dieta moderna”, pode levar rapidamente a distúrbios da fleuma (resfriados recorrentes com produção de fleuma, sinusite frontal, bronquite, dores de cabeça crônicas com peso e pressão fraca).

O Aquecedor Central sofre especialmente quando é “superalimentado” com produtos lácteos e produz umidade e eventualmente desordens da mucosidade no corpo.

As crianças correm maior risco de excesso de produtos lácteos, geralmente em combinação com outros alimentos frios (frutas cítricas e sucos) e alimentos excessivamente gordurosos e formadores de mucosidade (refrigerantes açucarados, junk food).

Em crianças com menos de oito anos, o Aquecedor Central ainda não está totalmente desenvolvido, o que dificulta a compensação do excesso de alimentos frescos, frios, úmidos e produtores de mucosidade.

Para queijos, quanto mais duro o queijo, menos umidade ele gera e mais quente fica na sua natureza térmica. O queijo cottage, por exemplo, é fresco, enquanto o parmesão é neutro a quente na sua natureza térmica.

As gorduras e os óleos são principalmente de natureza térmica neutra quando crus, mas mudam para morna e quente quando aquecidos. Umedecem a secura (prisão de ventre) e nutrem o Yin. O consumo excessivo causa umidade e fleuma.

  • Para tratar o excesso (pessoa robusta, voz alta e poderosa, sensação de calor, hiperatividade, características coléricas, extrovertida, língua com saburra espessa, pulso repleto): iogurte com moderação.

  • Para tratar a deficiência (pessoa fraca; voz fraca e calma; tremores, fadiga e exaustão frequentes, língua introvertida e inchada, pulso fraco) (para tratar a deficiência de Yin): manteiga, creme, queijo, leite, ovos.

  • Para tratar o calor (rosto vermelho, desejo por bebidas frias; piora dos sintomas do frio; língua pálida e inchada; pulso fraco e lento): evite laticínios

  • Para tratar a umidade (sensação geral de peso, inchaço patológico, edema; distúrbios crônicos da mucosidade, por exemplo, sinusite frontal, bronquite, cistos, tumores): evitar laticínios.

  • Para tratar a secura (boca seca, lábios e pele rachada; mucosas secas): manteiga, nata, óleos, queijo, leite.

Os produtos lácteos pasteurizados são de natureza mais quente que o leite cru, creme ou queijo feito a partir de leite cru. Alguns componentes nutricionais do leite são perdidos quando o leite é aquecido acima da temperatura corporal.


Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004


6 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.