Dietética Chinesa - Hipertensão arterial com dor de cabeça - parte 1


Dietética Chinesa - Hipertensão arterial

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, não há uma analogia direta com a hipertensão arterial. Geralmente, o racional utilizado está associado ao das dores de cabeça ou tonturas. A cefaleia frequentemente é causada pela ascensão do Yang, geralmente associada à deficiência de Yin do Fígado ou de Yin do Rim. O tratamento recomendado é uma combinação de acupuntura, fitoterapia e terapia nutricional, combinada com medicina alopática convencional. É de extrema importância o controle do peso corporal.


Dietética Chinesa - Hipertensão arterial com dor de cabeça - parte 1 Ascensão de Yang do Fígado (Gan Yang Shang Kang), Fogo do Fígado (Gan Huo), Vento do Fígado (Gan Feng)

Sintomas Hipertensão, crise hipertensiva, irritabilidade, raiva, insônia, fortes dores de cabeça, olhos avermelhados, zumbido, rosto avermelhado, boca seca, gosto amargo na boca. Língua: vermelha; saburra branca ou amarela Pulso: Lateral

Causas Dieta inadequada (alimentos termicamente quentes, bebidas alcoólicas), geralmente em combinação com cargas emocionais prolongadas e pesadas, raiva, ressentimento ou estresse, pode transformar o Qi estagnado do Fígado em ascensão de Yang do Fígado, em parte também causado por fatores patogênicos externos, como o vento.

Terapia Promover a descendência do Yang ascendente + Acalmar o Fígado: F2 + VB20 + VB43 + ID20 + F3 + F4

Evitar Alimentos termicamente mornos e quentes, especialmente especiarias picantes; bebidas alcoólicas, alimentos muito quentes que danificam o Yin do Fígado (como café), alimentos picantes, especialmente alho.

Recomendações Alimentos que tonificar o Sangue e o Yin do Fígado para drenar o Yang ascendente e regular o fluxo de Qi do Fígado. Zang Fu: Fígado Sabor e natureza térmica: azedo-neutro, azedo-fresco, azedo-frio, possivelmente um pouco doce-fresco e salgado-fresco

  • Para esfriar o calor do Fígado e drenar o Yang:

Frutas: maçãs, peras, laranjas Legumes: trigo, feijão mungo, espinafre Bebidas: chá verde Laticínios: leite

  • Para regular o Qi do Fígado e promover a descendência do Qi:

Peixes e frutos do mar: caranguejo de peixe, polvo Frutas: mirtilos, limões Legumes: dente de leão, espinafre, aipo, tomate, castanhas de água Bebidas: chá de crisântemo chinês, chá verde

  • Para tonificar o Yin e o Sangue do Fígado:

Carnes: pato, porco, frango Frutas: uvas Legumes: espinafre, aipo, tomate Grãos: soja preta Nozes e sementes: pinhões, gergelim preto, sementes de girassol Bebidas: chá verde, chá de flor de crisântemo chinês, mingau de trigo recém-cozido, suco de aipo fresco, suco de tomate, suco de maçã, suco de pera.

Reduza o consumo de carne por três semanas ou mais.

Referência: Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

13 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.