Causas de doenças de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa


A saúde é vista como um equilíbrio dinâmico entre Yin e Yang de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa. A doença se desenvolve quando esse equilíbrio é desfeito. A desarmonia do Yin e do Yang é causada por fatores patogênicos “externos” e “internos”. Além disso, outras causas de doenças são:

  • Constituição: qualidade da constituição congênita herdada (Jing), constituição da mãe durante a gravidez, quantidade de partos e abortos.

  • Dieta: desnutrição ou excesso de alimento, dieta de qualidade inferior, dieta desequilibrada, maus hábitos alimentares.

  • Estilo de vida desequilibrado: excesso de trabalho, estresse físico ou mental, sedentarismo, disfunções sexuais.

  • Trauma

  • Parasitas e micro-organismos

  • Erros no tratamento

Invasão por fatores externos (bi-lun):

  • Invasão de vento

  • Invasão de frio

  • Invasão de umidade

  • Invasão de calor

  • Secura

A invasão dos fatores externos entram nos canais energéticos e causam doenças do exterior. Por exemplo, a invasão por vento frio pode causar síndrome gripal. O uso adequado da terapia nutricional pode auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças causadas pela invasão dos fatores externos.


Vento


Os distúrbios causados ​​pelo vento têm energia Yang e aparecem repentinamente, geralmente servindo como uma espécie de veículo para transporte do frio ou do calor para a camada externa do corpo, prejudicando-a, principalmente os canais Yang da metade superior do corpo.

Sintomas: espirros, tremor, resfriado, coriza, febre, dor nas articulações, dor de cabeça, aversão ao vento e ao frio

Terapia nutricional: expulsão de vento-calor ou vento-frio.

  • Para o vento-frio: especiarias picantes, especialmente gengibre, cebola, alho, coentro.

  • Para o vento-calor: talo de aipo, berinjela, castanha de água, chá verde, melancia.

Frio


O frio é um fator patogênico com qualidade Yin e pode ser externo e interno.

O frio externo, causado pela exposição externa ao frio (baixa temperatura do ambiente), resulta em estagnação do Qi e do Sangue e se manifesta em dores fixas e dependentes do frio.

O frio interno, causado pelo consumo excessivo de alimentos frios ou uma penetração profunda do frio externo, resulta na estagnação do Qi e do sangue e enfraquecimento dos Órgãos (Zang).

Sintomas: extremidades frias e, em caso de frio interno, dor nas articulações, artrite, distúrbios gastrointestinais, diarreia, vômito e dor abdominal que melhoram com o calor.

Terapia nutricional: dispersão do frio com especiarias picantes, como gengibre, cebola, alho, coentro, pimenta, pimenta do reino, erva-doce, frango, cordeiro, álcool.


Umidade


A umidade pode ser um fator patogênico externo ou interno. Quando é fator patogênico externo, ela é resultado de condições climáticas úmidas, ambiente úmido ou roupas molhadas. Quando é fator patogênico interno, ela se forma como resultado da disfunção do Baço-Pâncreas. Na presença persistente da umidade, há formação de mucosidade.

As doenças associadas à invasão da umidade têm característica Yin, com sensação de peso, edema, lentificação do fluxo normal do Qi e tendência ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Sintomas: fadiga crônica, sensação de peso na cabeça e nos membros, tontura, edema, dispneia, aperto no peito e sintomas abdominais, como perda de apetite, náusea, vômito, diarreia. O clima úmido é frequentemente associado a uma piora dos sintomas.

Terapia nutricional: dissipar e secar a umidade.

  • Umidade-calor: leite de soja, dente de leão, chá de sabugo de milho, algas marinhas.

  • Umidade: cevada, milho, gengibre, chá verde.


Calor


O calor é um fator patogênico com característica Yang. O calor tem a tendência de ascender o que o leva a afetar, principalmente, as partes superiores do corpo. O calor seca e prejudica o Yin, o Sangue e os Fluídos Corporais, e afeta o Espírito (Shen).

Sintomas: inquietação, irritabilidade, nervosismo, distúrbios do sono, insônia, hiperatividade, delírio, coceira, erupções cutâneas vermelhas, febre, sede, boca e lábios secos, garganta avermelhada e dolorida.

Terapia nutricional: para clarear e resfriar o calor, reabastecer os fluidos corporais com tomate, dente de leão, pepino, melancia, trigo, tofu, couve, laranja, limão, banana, kiwi, lagostim, coelho, sal, chá verde e iogurte.


Secura


A secura é um fator patogênico de característica Yang e geralmente aparece em combinação com o calor. A secura danifica o Pulmão e prejudica o Yin e os Fluidos Corporais.

Sintomas: pele seca e escamosa; lábios rachados, tosse seca, presença de pouca saliva, sede e constipação.

Terapia nutricional: umedecer e reabastecer de fluidos corporais como pera, banana, melancia, tangerina, leite de soja, tofu, trigo, amendoim, mel, leite de vaca, manteiga e iogurte.


Fatores internos - as cinco emoções (Wu Shi)


As cinco emoções são alegria, raiva, ansiedade, pensamento e medo. Excesso ou falta de emoções prejudicam a saúde ao produzir reações específicas nos Órgãos e Vísceras (Zang Fu). O desequilíbrio emocional prolongado pode levar às disfunções orgânicas graves e profundas. As medidas alimentares podem ajudar a resfriar ou aquecer as redes correspondentes das emoções, conforme listadas abaixo:

  • A tristeza prejudica o Pulmão

  • O medo prejudica o Rim

  • A raiva prejudica o Fígado

  • A alegria ou o estresse excessivo prejudicam o Coração

  • A preocupação, a reflexão e o pensamento excessivo prejudicam o Baço-Pâncreas

#acupuntura #mtc #fisiatria #medicofisiatra


Referências:

  1. Gongwnag, L. Tratado contemporâneo de acupuntura e moxibustão - métodos de acupuntura e manipulações. 1ª edição. Roca 2010

  2. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

  3. O'Connor, J. Bensky, D. Acupuntura - um texto compreensível. 1ª edição. Roca 1996

  4. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - a arte de inserir. 2ª edição. Roca 2004

  5. Yamamura, Y. Yamamura, ML. Acupuntura. Manole 2014

48 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.