Bases gerais para o tratamento da deficiência de Sangue (Xue) pela Medicina Tradicional Chinesa


A deficiência de Sangue (Xue) é uma síndrome importante na fisiopatologia chinesa e é muito comum na prática. A deficiência de Sangue está frequentemente na raiz de muitos distúrbios ginecológicos. Os homens têm mais Qi no Sangue e, portanto, tendem a sofrer mais com problemas de Qi.


Sintomas

Gerais: pele pálida, lábios pálidos, tontura, tez opaca, dormência, fadiga, cabelos e pele secos.


Deficiência de Sangue no Fígado (Gan Xue Xu)

Visão turva, distúrbios do sono, unhas secas e quebradiças, fraqueza muscular, cãibras musculares, sensação de "alfinetes e agulhas" ou adormecimento dos membros, sensibilidade dos olhos à luz, sintomas psicológicos, mentais e ginecológicos, falta de impulso, nervosismo , fragilidade emocional, baixa auto-estima, palpitações cardíacas, distúrbios menstruais, como menstruação dolorosa ou ausência de menstruação (dismenorreia ou amenorreia).


Sintomas crônicos de deficiência de Sangue são secura geral

Pele seca, cabelos secos, possivelmente queda de cabelo e unhas quebradiças. A falta de sangue pode criar condições favoráveis ​​ao Vento do Fígado, causando condições de pele seca acompanhadas de prurido intenso e bolhas nas partes alternadas do corpo.


Língua: pálida, pequena; corpo de língua seca

Pulso: fino, fino ou áspero


Patogênese

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, o sangue é formado principalmente no Baço-Pâncreas. A deficiência de Sangue geralmente está relacionada pela deficiência do Baço-Pâncreas. O Sangue formado no Baço-Pâncreas com a ajuda do Pulmão torna-se "espirituoso" com Qi e Jing do Rim à medida que circula, dessa forma, uma boa formação sanguínea também requer a energia equilibrada no Pulmão e no Rim. O Fígado desempenha um papel importante como órgão de armazenamento de Sangue. Isso significa que qualquer deficiência do Sangue eventualmente leva à desarmonia do Fígado com deficiência do Fígado (Gan Xue Xu). Particularmente prejudicial ao Sangue é o calor do Fígado, que coloca o Sangue em um movimento muito intenso. O calor prolongado pode secar e danificar o Sangue.


Terapia


Fortalecer o Sangue + Tonificar o Qi do Baço-Pâncreas + Tonificar o Sangue do Fígado

BP10, E36, B17, BP6, F8, BP2, B21


Terapia Nutricional

Evitar: métodos de cozimento de aquecimento e alimentos termicamente quentes. Todos os alimentos amargos, especialmente os sabores amargo-quente e amargo-mornos. Sabores picantes-quentes e picantes-mornos, pois secam o Sangue. Chá preto, chocolate quente, especiarias picantes, como alho, gengibre, pimenta, curry, canela, etc. Bebidas energeticamente quentes, como café, álcool de alto teor alcoólico, chai.


Recomendado:

Método de cozimento: resfriamento

Sabor: doce-neutro, doce-morno, azedo-neutro, azedo-fresco

Grãos: aveia, amaranto, arroz de grão curto (glutinoso), arroz

Legumes: todos os vegetais termicamente neutros e refrescantes, como beterraba vermelha, repolho roxo, cenoura, espinafre, erva-doce

Carne: frango, fígado de galinha, carne bovina, caldo de carne, fígado bovino, fígado de vitela, fígado de cordeiro (fígado de preferência de animais criados de forma orgânica)

Peixes e frutos do mar: ostras, mexilhões, lula, polvo, enguia

Frutas: uvas vermelhas, cerejas, lichia, ameixas, damascos

Nozes e sementes: gergelim, sementes de girassol

Bebidas: suco de beterraba vermelha, suco de cereja doce, suco de ameixa, chá vermelho (por exemplo, chá de rosa mosqueta, hibisco), suco de uva vermelha, vinho tinto com moderação


Recomendado para a deficiência de Sangue no Fígado:

Carnes: frango, pato, fígado de coelho, fígado de lebre, fígado de porco (fígado de preferência de animais tratados organicamente ou selvagens)

Frutos do mar e peixes: ostras, camarão, peixe branco

Frutas: maçãs, lichias, ameixas, uvas, lichia

Vegetais: termicamente neutros e refrescantes, vegetais verdes da fase da madeira: feijão, brócolis, raiz de lótus, acelga, espinafre, tomate

Bebidas: suco de cenoura, suco de tomate

Grãos: trigo, arroz de grão curto

Especiarias: agrião, manjerona, raiz de salsa

Nozes e sementes: gergelim, sementes de girassol

Outra: gema de ovo


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

408 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.