Bases gerais do tratamento da deficiência geral do Yin pela Medicina Tradicional Chinesa


A deficiência de Yin é um distúrbio mais profundo do corpo e pode afetar cada um dos Órgãos e Vísceras. As síndromes vistas com frequência na prática são as deficiências de Yin do Fígado, do Coração, do Pulmão e do Rim. A deficiência de Yin pode danificar a substância dos Órgãos envolvidos.


Sintomas

Sede, boca seca, sola quente dos pés, especialmente à noite, mãos possivelmente quentes, sensação de queimação atrás do esterno, suor noturno, possivelmente perda de peso.

Na deficiência de Yin pode ocorrer o falso Yang, com a presença de sintomas, como inquietação, agitação, nervosismo, distúrbios do sono, tonturas, sensação de calor interno; fezes secas e duras; instabilidade emocional, suscetibilidade ao estresse, falta de resiliência.

Língua: vermelha, rachada

Pulso: rápido, fino.


Causas

Causas gerais: doenças crônicas prolongadas, depleção de fluidos corporais (ex. sudorese intensa por febre extrema); hemorragia prolongada; atividade sexual excessiva; uso excessivo de drogas ou abuso de medicamentos; tensão emocional extrema (ex.: preocupação, tristeza, medo); esforço excessivo e excesso de trabalho; privação do sono devido ao trabalho noturno; estilo de vida agitado e estressante.

Causas alimentares: ingestão excessiva de alimentos extremamente quentes, especialmente temperos amargos que ressecam os fluidos corporais e prejudicam o Yin; ingestão excessiva de café, bebidas alcoólicas de alto teor alcoólico, dieta pobre e irregular.


Prevenção pela terapia nutricional

Evitar: calor; alimentos com características Yang; os sabores morno-amargo, quente-amargo, morno-picante, quente-picante; alimentos ou bebidas quentes e quentes, especialmente café, chá preto, vinho tinto; alho, gengibre, especiarias picantes; bebidas alcoólicas de alto teor alcoólico.

Recomendado:

Alimentos Yin com sabor neutro-doce e refrescante-doce.

Proteínas animais: carne de porco, ostras

Legumes: legumes frescos, espinafre, tomate, alga

Grãos: trigo-vermelho, milho, arroz, trigo

Frutas: maçãs, peras, amoras, frutas cítricas, morangos, bananas, uvas

Laticínios Manteiga, queijo, iogurte, leite

Produtos de soja: tofu, leite de soja

Bebidas: sucos de frutas vermelhas, sucos cítricos, cerveja de trigo


Tonificar o Yin suplementando o Yin do Baço-Pâncreas, do Rim e do Fígado: R3, BP6, R6, VC6, F8


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

110 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.