top of page

B39 Weiyang


Weiyang - Bexiga 39

Ponto lateral da fossa polítea


Ponto he-mar Inferior do Triplo Aquecedor


Localização

Na parte posterior do joelho, na prega poplítea e em direção à sua extremidade lateral, na depressão medial ao tendão do bíceps fernoris.

Localize com o joelho levemente flexionado.


Agulhamento

Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun.


Ações

Harmoniza o Triplo Aquecedor e regula a micção

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Dificuldade em urinar, retenção de urina, disfunção urinária dolorosa, enurese.

Rigidez e dor na coluna lombar, dor lombar irradiando para o abdômen, contração e dor na perna e no pé.

Plenitude do peito, dor e inchaço da axila, distensão e plenitude da parte inferior do abdome, hemorroidas, constipação.


Comentários

O Pivot Espiritual afirma "Os pontos he-mar tratam o Fu interno". Cada um dos três canais Yang do membro superior (Triplo Aquecedor, Intestino Grosso e Intestino Delgado) tem um ponto he-mar em seus respectivos canais (Tianjing TA10, Canal da Bexiga Quchi IG11 e Xiaohai ID8). É evidente, no entanto, quando se examinam as indicações para cada um desses pontos, que eles têm relativamente pouca ação em seu Fu relacionado. Isso não é inesperado em vista do fato de que, enquanto os canais estão no membro superior, no caso dos intestinos, o Fu associado está no Jiao inferior. O mesmo capítulo do Pivô Espiritual passa a retificar essa contradição, designando um ponto he-mar inferior no membro inferior para cada um dos canais Yang do braço (Weiyang B39, Shangjuxu E37 e Xiajuxu E39 respectivamente).

Weiyang B39, como o ponto he-mar inferior do Triplo Aquecedor, tem uma ação específica no tratamento de distúrbios urinários.

O Pivô Espiritual enfatiza a estreita relação entre o Triplo Aquecedor, o Rim e a Bexiga, e afirma que existe uma ligação direta entre Weiyang B39 e a Bexiga. De acordo com as Questões Essenciais "O Triplo Aquecedor é o oficial encarregado da drenagem e controla a passagem da água", enquanto o clássico Introdução à Medicina da Dinastia Ming elaborado da seguinte forma "O Jiao inferior domina a movimentação e drenagem da urina e das fezes, e na hora certa, descarregando-os... portanto, diz-se que o Jiao inferior é como um ralo". O Pivô Espiritual diz sobre Weiyang B39 "Quando em excesso há retenção de urina; quando deficiente há enurese; [quando há] enurese, então reforce, [quando há] retenção então reduza" e "Nas doenças do Triplo Aquecedor [haverá] plenitude no abdome, rigidez na parte inferior do abdome com incapacidade de urinar causando extrema angústia, a água transbordará e dará origem a edema e distensão abdominal... selecione Weiyang B39". Como o ponto he-mar inferior do Triplo Aquecedor no canal da Bexiga, Weiyang B39 atua especificamente na ação transformadora do Qi da Bexiga (controlada em última instância pelo Rim) e, portanto, é um ponto importante no tratamento da retenção de urina ou micção difícil, bem como enurese.

Uma indicação clássica interessante para esse ponto é a dor e o edema axilar. Isso pode ser explicado pelo caminho do canal tendinoso da bexiga ou, mais especificamente, como um sintoma do canal do Triplo Aquecedor.


Combinações

Dureza e dor na parte inferior do abdome que irradia para os órgãos genitais com incapacidade de urinar: Weiyang B39, Shimen VC5 e Yinjiao VC7 (Suplementação de Vida).

Micção pingando: Weiyang B39, Zhishi B52 e Zhongliao B33 (Suplementação de Vida).

Ereção involuntária com micção difícil: Weiyang B39, Yingu R10, Dadun F1, Qimen F14 e Weizhong B40 (Suplementação de Vida).

Inchaço da axila: Weiyang B39 e Tianchi CS1 (Cem Sintomas).

Inchaço da axila: Weiyang B39, Tianchi CS1, Shenmai B62, Diwuhui VB42, Yangfu VB38 e Zulinqi VB41 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor lombar com incapacidade de dobrar e estender: Weiyang B39, Yinmen B37, Tiibai BP3, Yinlingquan BP9 e Xingjian F2 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page