Algumas informações para o cultivo de ervas medicinais
Antes de iniciar sobre o assunto, é fundamental saber que, em algumas situações, a avaliação e o tratamento médicos podem ser necessários. Outro aspecto importante é levar sempre em consideração as legislações sanitária e ambiental, além da Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
O cultivo de ervas medicinais depende de onde você mora e de seu espaço disponível. Como as ervas medicinais chinesas são menos comuns que as ervas ocidentais, é mais fácil obter sementes do que plantas vivas para iniciar um jardim de ervas medicinais.
As sementes e plantas devem ser vendidas com seus nomes botânicos e comuns. As informações básicas sobre as plantas e seus cultivos devem ser estudadas.
Algumas ervas são mais mais de cultivar, como a erva-doce (Xiao Hui Xiang) e o feno-grego (Hu Lu Ba), outras são mais difíceis, e, nestes casos, é mais interessante a aquisição das ervas prontas.
Além disso, existem algumas variedades ocidentais que são semelhantes o suficiente para as contrapartes chinesas e você pode trocá-las. Os fitoterapeutas ocidentais e chineses podem usar cultivares diferentes, mas funcionam de maneira muito semelhante uma à outra.
Referências bibliográficas:
Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020
Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010
Comments