A função do Triplo Aquecedor (San Jiao)


O Triplo Aquecedor (San Jiao) tem como funções a criação, transformação e movimentos dos fluidos corporais (Jin Ye), com ênfase na digestão e excreção. Ele coordena e distribui o movimento dos diferentes tipos de Qi para garantir o suporte contínuo dos meridianos e permitir o seu fluxo suave, sem causa obstrução. Quando há algum problema,ocorre o acúmulo de líquidos, edema e retenção urinária.

O Triplo Aquecedor é dividido em três partes:

  • Aquecedor Superior

  • Aquecedor Médio

  • Aquecedor Inferior

O Aquecedor Superior

Coração, Pulmão e Pericárdio

Acima do diafragma

O Pulmão une o Zong Qi com o Gu Qi para formar o Zhen Qi, que flui pelos meridianos e se distribui pelo corpo. O Pulmão e o Coração usam o Qi para "dar vida" ao Sangue (Xue) do Aquecedor Superior.

O Pulmão dispersa os fluidos e umedece a pele e os músculos. O Aquecedor Superior controla o movimento ascendente e o Qi de defesa.


O Aquecedor Central

Baço-Pâncreas, Estômago

Entre o diafragma e o umbigo

O Estômago e o Baço- Pâncreas são responsáveis ​​pela transformação e transporte adequado dos alimentos. Esse processo separa o "claro" (Qing) do "turvo" (Zhuo). O Baço-Pâncreas move o Qi claro para o Aquecedor Superior. O Qi turvo é enviado para baixo através do estômago.

Depois que os alimentos são transformados, o fluxo de Qi Essencial (Jing Qi), derivado de alimentos claros, é direcionado para cima, na direção do Pulmão e do Coração.

Este sistema fornece ao corpo a parcela principal de Qi renovável, bem como do Sangue (Xue) e dos Fluidos Corporais (Jin Ye). O Aquecedor Central é fundamental para a nutrição chinesa: uma dieta adequada e suficiente fortalece o Qi do Baço-Pâncreas e protege os recursos energéticos do Rim.

A qualidade dos alimentos fornecidos ao Aquecedor Central determina todo o estoque de energia do corpo, bem como a qualidade e a quantidade de Sangue e de Fluidos Corporais.


O Aquecedor Inferior:

Fígado, Rim, Bexiga e Intestinos

Abaixo do umbigo

O Aquecedor Inferior tem como principal função é a transformação e excreção de fluidos e resíduos. O fluxo de Qi é direcionado para baixo.


#acupuntura #mtc #fisiatria #medicofisiatra

Referências:

  1. Gongwnag, L. Tratado contemporâneo de acupuntura e moxibustão - métodos de acupuntura e manipulações. 1ª edição. Roca 2010

  2. O'Connor, J. Bensky, D. Acupuntura - um texto compreensível. 1ª edição. Roca 1996

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - a arte de inserir. 2ª edição. Roca 2004

  4. Yamamura, Y. Yamamura, ML. Acupuntura. Manole 2014

752 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.