Dr. Sergio Akira Horita

1 de mar de 20221 min

Canforeira

O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.

A cânfora é uma árvore nativa de países asiáticos, atingindo uma altura de 20 metros em seu habitat natural. Suas flores são minúsculas considerando o tamanho da árvore. Eles são brancos e têm 6 pétalas. Os frutos são vermelhos, em forma de baga e não são comestíveis.

Na fitoterapia, utiliza-se o óleo essencial extraído da destilação de sua madeira e, às vezes, também de suas folhas e galhos. Sua principal propriedade é um efeito rubefaciente, ou seja, aplicado em fricção ou massagem, ativa a circulação local.

Nome científico: Cinnamomum camphora

Nomes comuns: canforeira, canela-canforeira

Parte da planta usada: madeira

Composição: óleo essencial, taninos.

Ação farmacológica: rubefaciente, anti-inflamatório, analgésico.

Indicações: dores musculares, dores nas articulações, problemas circulatórios.

Contra-indicações: o óleo essencial pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis.

Alerta: somente para uso externo.

Modo de emprego: o óleo de cânfora faz parte das preparações de massagem analgésica. Siga as instruções específicas de cada produto.

#fitoterapia #canforeiro #cânfora #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais

Referência bibliográfica:

López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

    1230
    0