top of page

VC15 Jiuwei


Jiuwei - Vaso Concepção 15

Cauda do Pássaro


Ponto de conexão luo do Vaso Concepção


Localização

Na linha média do abdome, 7 cun acima do umbigo e 1 cun abaixo do ângulo esternocostal.

Muitas fontes localizam esse ponto abaixo do processo xifóide. Na prática, porém, o comprimento do processo xifóide varia consideravelmente, e esse ponto pode estar no próprio processo xifóide.


Agulhamento

Inserção oblíqua dirigida inferiormente 0,5 a 1 cun.

Nota: de acordo com vários textos clássicos, este ponto é contra-indicado à moxabustão.

Atenção:

I. inserção profunda, especialmente em indivíduos magros, pode danificar o lobo esquerdo do fígado ou o coração se um deles estiver aumentado,

II. a inserção superior oblíqua em direção ao coração é contraindicada em todos os casos.


Ações

Regula o Coração e acalma o espírito

Descende o Qi do Pulmão e desprende o peito


Indicações

Os cinco tipos de epilepsia, mania, andar louco, canto louco, aversão ao som das pessoas falando, palpitações de medo.

Sensação opressiva no Coração, dor no peito, suspiros excessivos, dor irradiando do Coração para as costas.

Dor na pele do abdômen, coceira na pele do abdômen.

Chiado, dispnéia, plenitude no peito, tosse, tosse com sangue, deficiência de Qi, ruído na garganta, obstrução dolorosa na garganta, inchaço da garganta.

Dificuldade de ingestão, refluxo estomacal, prolapso do reto, doença febril, dor de cabeça unilateral que se estende até o canto externo, atividade sexual excessiva levando à exaustão em jovens.


Comentários

Jiuwei VC15 é o ponto de conexão luo do Vaso Concepção, de onde o Qi desse canal se dispersa e se espalha pelo abdômen. O nome de Jiuwei VC15 (Cauda de Pássaro) reflete a forma do processo xifóide, semelhante à cauda de uma pomba, com as costelas formando as asas. De fato, historicamente tem havido alguma discussão sobre se Huiyin VC1, em vez de Jiuwei VC15, é o ponto de conexão luo do Vaso Concepção. O Pivot Espiritual refere-se ao ponto de conexão luo do Vaso Concepção como Weiyi (Tela da Cauda), um nome alternativo para Jiuwei VC15, e apresenta sintomas de excesso (dor na pele do abdome) e deficiência (coceira na pele do abdômen). Clássicos posteriores, no entanto, incluindo o Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxabustão e o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão referem-se ao ponto de conexão luo do Vaso Concepção como Pingyi (tela plana), um nome alternativo para Huiyin VC1 e atribua esses sintomas de excesso e deficiência a esse ponto. Huiyin VC1 em vez de Jiuwei VC15 como o ponto de conexão luo do Vaso Concepção refletiria uma simetria clara com Chengqiang VG1 como o ponto de conexão luo do Vaso Governador.

Assim como o Juque VC14, o ponto mu frontal do Coração, o Jiuwei VC15 tem uma poderosa ação de acalmar o espírito em casos de mucosidade obscurecendo o Coração (epilepsia, transtorno de mania, canto e andar louco e aversão ao som de pessoas conversando), bem como regular a estagnação de Qi e sangue na região do Coração, dando origem a opressão e dor. Também como o Juque VC14, o Jiuwei VC15 é capaz de regular e descer o Qi do Pulmão em casos de chiado, tosse, dispnéia etc.

No Pivot Espiritual, Jiuwei VC15 é listado como o ponto yuan do 'gao'. Este termo, o mesmo gao de Gaohuangshu B43, refere-se à área abaixo do Coração, enquanto 'huang' refere-se à área acima do diafragma. Diz-se que quando uma doença entra no gaohuang é difícil de curar. A Tradição dos Anais da Primavera e do Outono, do Mestre Zuo-jiu, uma das primeiras referências textuais à acupuntura, descreve como, quando o Príncipe de Jin estava gravemente doente, ele mandou chamar o famoso Doutor Yi Huan. Depois de examinar o paciente, o Dr. Huan declarou que a doença havia se instalado na região de gaohuang (entre o coração e o diafragma) e, portanto, "não pode ser purgada, não pode ser alcançada [por agulhamento], as ervas não penetram, há nada a ser feito". Apesar da declaração do Pivot Espiritual que implica que o gao se origina em Jiuwei VC15, este ponto não é normalmente entendido como tratamento de doenças de deficiência crônica e profunda, sendo as únicas indicações relevantes 'diminuição do Qi' e 'atividade sexual excessiva levando à exaustão na juventude'.


Combinações

Os cinco tipos de epilepsia: Jiuwei VC15, Houxi ID3 e Shenmen C7 (Música Mais Preciosa Que o Jade).

Tossindo e cuspindo sangue: Jiuwei VC15, Ganshu B18, Quepen E12, Xinshu B15 e Juque VC14 (Suplementando a Vida).

Prolapso do reto em crianças: moxa Jiuwei VC15 e Baihui VG20 (Ode de Xi-hong).

Prolapso do reto: Jiuwei VC15 e Baihui VG20 (Cem Sintomas).

Transtorno disentérico: Jiuwei VC15 e Baihui VG20 (Ode do Brilho Espiritual).

Doença febril com dor de cabeça unilateral: Jiuwei VC15 e Xuanli VB6 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page