Teoria do Yin e Yang

Atualizado: 26 de Ago de 2019


Os princípios básicos da Medicina Tradicional Chinesa estão associados à a filosofia taoísta do Yin e do Yang. Esses dois opostos polares organizam e explicam o processo em curso de mudança e transformação no universo.

Na teoria do Yin e do Yang, todas as coisas e fenômenos contêm esses dois aspectos complementares. O símbolo taoísta tradicional para completude e harmonia é a mônada Tai Chi, que funde o Yin e o Yang.


A influência do Taoísmo no pensamento da Medicina Tradicional Chinesa


A Medicina Tradicional Chinesa está enraizada na visão de mundo taoísta empregada por médicos e filósofos durante séculos como um guia para avaliar e interpretar os fenômenos naturais, incluindo aqueles que ocorrem no organismo humano.

Na natureza e nas pessoas, Yin e Yang estão presentes, como opostos que se complementam.





O Qi


O símbolo chinês para o Qi é formado por dois elementos, um que significa “ar”, “respiração” ou “vapor” e outro que significa "arroz" ou "grãos". Ele simboliza a integração da natureza material e imaterial de acordo com o princípio taoísta do Yin e do Yang.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o Qi é formado pelo campo de energia entre os pólos Yin e Yang e representa a força vital (Sheng Qi), que é a fonte primária de todos os processos vivos no universo.

O uso do Qi vital é essencial nas várias modalidades de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, como acupuntura, moxabustão, dietética, fitoterapia e Qi Gong.

Os desequilíbrios do Qi podem tomar a forma de vazio ou plenitude. O vazio e a plenitude podem estar presentes em graus variados, de leve a completa, e gerar as doenças, também com padrões variados.

Os acupunturistas usarão agulhas para modular a força e a velocidade do Qi que flui nos canais e para dispersar a estagnação. O vazio do Qi pode ser equilibrado com alimentos ricos em Qi ou pelo fortalecimento do corpo enfraquecido com ervas medicinais chinesas.

 

#yinyang #acupuntura #mtc #fisiatria #medicofisiatra

Referências:

  1. Gongwnag, L. Tratado contemporâneo de acupuntura e moxibustão - métodos de acupuntura e manipulações. 1ª edição. Roca 2010

  2. O'Connor, J. Bensky, D. Acupuntura - um texto compreensível. 1ª edição. Roca 1996

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - a arte de inserir. 2ª edição. Roca 2004

  4. Yamamura, Y. Yamamura, ML. Acupuntura. Manole 2014


157 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.