Sabugueiro


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


O sabugueiro é distribuído por toda a Europa, noroeste da África, sudoeste da Ásia. É comumente conhecido como sabugueiro ou cauco preto, canillero. Cresce em uma variedade de condições ambientais, tanto em solo úmido quanto seco, principalmente em locais ensolarados. É um arbusto de 4-6 m (raramente 10 m) de altura. Tronco com casca cortiça e ramos com medula esbranquiçada muito desenvolvida. Folhas em conjuntos em pares opostos, 1-3 cm de comprimento, pinadas com 5-7 (raramente 9) folíolos, cada um com 5-12 cm de comprimento e 3-5 cm de largura, com margem serrilhada. Flores em grandes corimbos de 10-25 cm de diâmetro, em meados do verão, flores brancas individuais, 5-6 mm, com 5 pétalas. Fruto preto-púrpura de 3-5 mm, em grupos de folha caduca no final do outono. Eles são alimentos importantes para muitas aves.


Nome científico: Sambucus nigra.

Nomes comuns: sabugueiro-da-europa, sabugueirinho, sabugueiro-negro, sabugueiro.

Parte da planta utilizada: flores, frutos.

Composição: óleo essencial, taninos, flavonóides.

Ação farmacológica: febrífugo, diurético, sudorífico.

Indicações: resfriado, febre, gripe.

Contraindicações: alergia a algum componente de sua fórmula.


Modo de usar: aqueça 2 colheres de chá de flores de sabugueiro em 1/4 litro de água até ferver e deixe em infusão por 5 minutos. Tome 2 a 3 xícaras por dia.


Um estudo sugere que os sintomas do trato respiratório superior podem ser melhorados pelo sabugueiro.


#fitoterapia #sabugueiro #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais

Referências bibliográficas:

  1. Hawkins J, Baker C, Cherry L, Dunne E. Black elderberry (Sambucus nigra) supplementation effectively treats upper respiratory symptoms: A meta-analysis of randomized, controlled clinical trials. Complement Ther Med. 2019 Feb;42:361-365. doi: 10.1016/j.ctim.2018.12.004. Epub 2018 Dec 18.

  2. López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo