Principais aspectos na escolha do esquema de fitoterapia


Principais aspectos na escolha do esquema de fitoterapia


Dê preferência ao tratamento das condições de excesso

O primeiro passo para a escolha de uma fórmula fitoterápica é o tratamento das condições de excesso, seja ele por umidade, estagnação do Qi, estagnação do Calor ou estagnação de Sangue.

A medida que as condições de excesso melhorem, podemos iniciar o tratamento das deficiências, o que torna importante a identificação dos padrões energéticos que causam os problemas de saúde.

A escolha correta das fórmulas fitoterápicas pode proporcionar uma melhor recuperação do estado de saúde, ao passo que a escolha errada, pode trazer malefícios.


Considerar a variação quantitativa das ervas quando não se utiliza formulações prontas

Quando se utiliza ervas in natura, a sua quantidade pode variar de acordo com o seu tamanho, por isso, a desidratação das ervas pode ser uma ferramenta útil para reduzir as diferenças quantitativas das porções para confecção de uma fórmula.

O uso de medidores (colheres, balanças, etc) podem ajudar a dar uniformidade às preparações das fórmulas da fitoterapia.


Avaliar as sensações e os efeitos de cada erva

O consumo de uma amostra de ervas e de fórmulas pode ajudar a entender os seus efeitos no organismo. Essa vivência dá uma ideia dos sabores e sensações que cada erva e/ou fórmula provoca no corpo.

Para isso, pode ser feita uma infusão (ou decocção) na qual misturamos uma a duas colheres de chá de uma única erva em uma xícara e meia de água. O tempo de infusão e decoção varia de 10 a 20 minutos de acordo com a erva utilizada.

O líquido produzido deve ser coado e consumido quente. Caso ocorra perda da temperatura, deve ser adicionada mais água quente.


#fitoterapia #mtc #acupuntura #terapiascomplementares #medicinaintegrativa


Referências bibliográficas:

Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020

Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010

9 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.