Princípios terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa


O entendimento dos quatro aspectos básicos da interação entre o Yin e o Yang devem ser compreendidos pelos profissionais que utilizam os conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa como recurso terapêutico dos seus pacientes.

Todos os princípios da terapia na Medicina Tradicional Chinesa pretendem manter ou restabelecer o equilíbrio entre o Yin e o Yang, pois, quando se tem este equilíbrio completo, ocorre a perfeição do estado de saúde. Quando há presença de desarmonia ou desequilíbrio entre estes dois pólos, isso resulta no processo de adoecimento.


Yin e Yang são opostos


O Yin e o Yang descrevem as propriedades fundamentais de dois opostos inerentes a todos os objetos ou fenômenos do universo. Esses dois opostos não parecem, no entanto, existir em um estado absoluto ou estático, há um equilíbrio dinâmico.


Yin e Yang são divisíveis, mas inseparáveis ​​(Yin Yang Ke Fen Er Bu Ke Li), e Yin e Yang estão enraizados uns nos outros (Yin Yang Hu Gen)


O Yang não pode existir sem o Yin e vice-versa. A dependência mútua do Yin e do Yang é essencial para a sua compreensão. O Yin e o Yang estão sempre interconectados, dependem uns dos outros e conduzem uma troca contínua entre si. A unidade harmoniosa requer o equilíbrio de ambos os pólos em relação uns aos outros. Eles existem em uma interação dinâmica e entrelaçada, semelhante ao intercâmbio de noite e dia.


Yin e Yang se equilibram (Yin Yang Zhi Yue)


O Yin e o Yang se esforçam para manter um equilíbrio dinâmico duradouro. Um desequilíbrio em um dos dois pólos opostos invariavelmente influencia o outro pólo, o que altera a relação dos pólos entre si. Com o excedente Yang, o Yin é reduzido ou consumido.

Existem quatro formas básicas de desequilíbrio que, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, explicam processos fisiológicos e fisiopatológicos essenciais.


Yin e Yang transformam-se mutuamente


Devido ao fato do Yin e do Yang criar um ao outro, eles estão sempre apoiando, reparando e se transformando um no outro. Por exemplo, a inspiração é seguida por expiração e a atividade é seguida por repouso.

Mesmo em sua forma aparentemente mais estável, o Yin e o Yang estão passando por constantes mudanças. Esse processo começa em um estágio específico de desenvolvimento. Leva mudanças quantitativas e as transforma em transformações qualitativas.

As quatro estratégias básicas de terapia da Medicina Tradicional Chinesa refletem essas interações fundamentais entre o Yin e o Yang.

#yinyang #acupuntura #mtc #fisiatria #medicofisiatra


Referências:

  1. Gongwnag, L. Tratado contemporâneo de acupuntura e moxibustão - métodos de acupuntura e manipulações. 1ª edição. Roca 2010

  2. O'Connor, J. Bensky, D. Acupuntura - um texto compreensível. 1ª edição. Roca 1996

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - a arte de inserir. 2ª edição. Roca 2004

  4. Yamamura, Y. Yamamura, ML. Acupuntura. Manole 2014

41 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.