Plantas medicinais para cuidar do fígado


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


Os resíduos do metabolismo, substâncias químicas, medicamentos, e álcool passam pelo fígado para ser retirado do sangue ou neutralizado, e esse processo é contínuo, 24 horas por dia. dessa forma, não é estranho que o fígado fique sobrecarregado e que seu funcionamento fique prejudicado.

De acordo com a medicina tradicional, o fígado pode ser aliviado de parte de seu trabalho e, em alguns casos, até mesmo ter seus danos reparados.

Algumas plantas medicinais podem ajudar neste processo, conforme os conhecimentos da medicina tradicional:


Cardo-mariano

O cardo mariano é conhecido na medicina tradicional por seu efeito hepatoprotetor. Um de seus componentes, a silimarina, tem até a capacidade de regenerar as células do fígado.

As preparações contendo cardo mariano não são novidade, estão no mercado há vários anos.

Para obter seus benefícios, é importante obter um produto de qualidade com alto teor de silimarina.

Siga as instruções de uso do produto.


Alcachofra

Nos últimos anos, a alcachofra tem sido usada excessivamente como alegação em dietas de emagrecimento, quando na verdade não é essa sua força ou seu principal benefício.

A alcachofra protege o fígado e reduz os níveis de colesterol.

A melhor maneira de consumi-lo é in natura. Cozinhe as alcachofras até ficarem macias e reserve o líquido do cozimento.

Os corações são um requintado bocado, mas é sobretudo a água da sua fervura que contém os elementos benéficos.

Pegue uma xícara grande e reserve o resto para o jantar ou no dia seguinte.

Existem também, alternativamente, preparações de extrato de alcachofra, que podem ser tomadas seguindo as instruções do fabricante.


Rabanete preto

O rabanete preto é frequentemente recomendado para dispepsia e como expectorante em resfriados. Mas suas propriedades mais marcantes são reduzir a gordura do fígado e auxiliar nas dietas de emagrecimento e desintoxicação.

O produto com melhor reputação é o suco fresco em ampolas bebíveis.

Siga as instruções do preparo e parar1 semana entre uma caixa e outra.


Reishi

Os polissacarídeos do Reishi têm muitas propriedades, entre as quais a proteção e regeneração das células do fígado. É ainda recomendado em casos de cirrose e hepatite.

Atualmente é bastante conhecido, pois é adicionado a muitos alimentos e suplementos alimentares, como o café.

As apresentações do extrato puro ou em combinação com plantas medicinais com as mesmas propriedades são preferíveis. Siga as instruções de uso no recipiente.


Trevo-de-água

O trevo-de-água em infusão tem efeito colagogo, colerético e hepatoprotetor. Ou seja, aumenta a produção de bílis, expele a bílis retida e protege o fígado das agressões.

Ferva uma xícara de água e adicione uma colher de chá de trevo de água.

Deixe em infusão por 10 minutos. Você pode beber 2 a 3 xícaras por dia.


Observações:

Antes de iniciar um tratamento pela medicina tradicional e/ou pela medicina alternativa e complementar, consulte seu médico para avaliação das condições do seu fígado e para a investigação e tratamento dos possíveis problemas hepáticos.

Uma dieta com baixo teor de gordura, com frutas e vegetais frescos, beneficia muito o fígado e alivia um pouco de sua carga.

#fitoterapia #saudedofigado #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais

Referência bibliográfica:

López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo