top of page

Os Pontos Yuan (Pontos de Origem)


Cada um dos doze canais primários tem um ponto yuan (ponto de origem) onde se diz que o Qi original surge e permanece.

O Qi dinâmico abaixo do umbigo, entre os Rins da vida humana, e a raiz dos doze canais é conhecido como o Qi original. O Triplo Aquecedor é o enviado do Qi original, ele domina o movimento dos três Qi e passa pelos cinco Zang e seis Fu. O termo 'origem' é um nome honorário para o Triplo Aquecedor, portanto, os lugares onde reside são conhecidos como pontos Yuan ou Pontos de Origem.

Os pontos Yuan foram listados da seguinte forma: Taiyuan P9 para o Pulmão, Daling CS7 para o Coração, Taibai BP3 para o Baço, Taichong F3 para o Fígado, Taixi R3 para o Rim, Jiuwei VC15 para o Gao (a área abaixo do Coração) e Qihai VC6 para o Huang (a área acima do diafragma).

Apenas nos canais Yin, os pontos Yuan são os mesmos que os pontos Shu. Há uma sobreposição considerável nesses dois métodos de classificação desses pontos dos canais Yin eles são de fundamental importância na tonificação e regulação de seus respectivos Zang, e são de fato os principais ponto nos canais Yin para esta finalidade.

Nos canais Yang, no entanto, os pontos Yuan são pontos situados entre os pontos Shu e os pontos de Jing (rio). Eles são geralmente o quarto ponto a partir da extremidade distal do canal, mas no caso do canal da Vesícula Biliar, o quinto. Em termos de importância e indicações, eles são bem diferentes dos pontos de origem do Yuan dos canais Yin. Eles têm um efeito tonificante insignificante e, de fato, têm pouca capacidade de regular seus Fu relacionados. Suas principais ações são dissipar vários tipos de fatores patogênicos em excesso e tratar distúrbios ao longo do caminho de seus respectivos canais.

Assim, Hegu IG4, por exemplo, dissipa o patógeno do vento exterior e regula todo o curso do canal do Intestino Grosso, mas tem ação insignificante sobre o Intestino Grosso, enquanto Wangu ID4 trata principalmente contração, rigidez e dor ao longo de todo o comprimento do canal do Intestino Delgado, incluindo a mão, cotovelo, braço, ombro, pescoço e costas.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page