top of page

Os Pontos Xi (Pontos de Limite, Pontos de Fenda)



Os pontos Xi, também conhecidos como pontos de limite ou pontos de fenda, foram discutidos pela primeira vez no Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxabustão. O termo 'xi' significa uma fenda, um buraco ou uma abertura, e os pontos Xi são aqueles onde o Qi e o Sangue, que fluem relativamente superficialmente ao longo dos canais dos pontos do Jing (poço), se reúnem e mergulham mais profundamente. Os pontos Xi, geralmente, são indicados no tratamento de condições agudas e de dor, enquanto os pontos Xi dos canais Yin têm uma ação adicional de tratamento de distúrbios do sangue.

Esses conceitos teóricos são claramente demonstrados pelas aplicações clínicas desses pontos:

Kongzui P6 é um ponto importante tanto para doenças agudas do Pulmão quanto para distúrbios do Sangue. Foi tradicionalmente indicado para ataque de agentes patogênicos externos, como vento-calor ou vento-secura causando doença febril, tosse aguda e sibilos, inchaço e dor de garganta e perda da voz e para tosse com Sangue devido a qualquer etiologia. Na prática clínica moderna, o principal uso deste ponto é no tratamento de tosse aguda, sibilos ou asma de qualquer padrão.

Wenliu IG7 é indicado no tratamento de distúrbios agudos e dores que afetam o canal do Intestino Grosso, e pode limpar o calor e desintoxicar o veneno em casos de feridas de cravo, carbúnculo e furúnculo, obstrução dolorosa da garganta e calor e inchaço da face.

Liangqiu E34 é único entre os pontos Xi dos doze canais por estar localizado próximo ao joelho ou cotovelo. O canal do Estômago passa pela mama e mamilo, e o Liangqiu E34 é tradicionalmente indicado para distúrbios agudos, como dor mamária e abscesso mamário. Na prática clínica moderna, também é usado para dor epigástrica aguda.

O Diji BP8 tem uma importante ação na resolução da estase sanguínea no útero e abdômen inferior e é indicado no tratamento da dismenorreia (principalmente quando aguda), menstruação irregular e massas abdominais em mulheres devido a esta patologia.

Yinxi C6 é indicado para dores cardíacas severas e insuportáveis ​​devido à estase sanguínea e para distúrbios hemorrágicos devido ao calor excessivo que agita o sangue. Na prática atual, no entanto, Ximen CS4 (o ponto Xi do canal do pericárdio) é mais usado para dor cardíaca aguda. A relação de Yinxi C6 com o sangue também é expressa por meio de seu efeito no tratamento de distúrbios de sudorese.

Yanglao ID6 é indicado para dor no ombro, escápula e braço que é tão grave que parece que estão quebrados ou deslocados. Também é usado como ponto distal para contração aguda e entorse da região lombar.

Jinmen B63 é indicado para início súbito de transtorno de Shan, transtorno de turbulência súbita (vômitos agudos e diarréia) com cólicas, epilepsia e dor nas articulações do 'tigre branco' (dor intensa devido à obstrução dolorosa).

Shuiquan R5 é indicado para uma variedade de distúrbios menstruais, como amenorreia, menstruação irregular, dismenorreia e atraso menstrual, caracterizados por deficiência de sangue ou estase de sangue.

Ximen CS4 é o ponto primário para o tratamento da estase aguda de sangue no tórax e no coração, dando origem à dor. Também é indicado para sangramento quente no Jiao superior manifestando-se como sangramento nasal e vômitos ou tosse com sangue.

Huizong TA7 não tem indicações relevantes e parece ter sido pouco utilizado na prática clássica.

Waiqiu VB36 é indicado para pele dolorosa associada a obstrução dolorosa e distúrbio de atrofia, bem como para raiva.

Zhongdu F6 é indicado para estase de sangue no útero, distúrbio de Shan e dor abdominal inferior.

Fuyang B59 é o ponto Xi do vaso Yang da Motilidade, mas tem poucas indicações relevantes.

Jiaoxin R8 é o ponto Xi do vaso Yin de Motilidade e é indicado para menstruação irregular, dismenorreia, amenorreia e principalmente para sangramento uterino.

Yangjiao VB35 é o ponto Xi do vaso Yang de conexão, mas tem poucas indicações relevantes.

Zhubin R9 é o ponto Xi do vaso Yin de conexão e é tradicionalmente indicado para transtornos mentais agudos e graves, como loucura, mania, transtorno de depressão maníaca, delírios, fúria e xingamentos, vômito de saliva espumosa (ou seja, aquosa) e empurrando a língua.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

423 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page