Os pontos Xi, também conhecidos como pontos de limite ou pontos de fenda, foram discutidos pela primeira vez no Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxabustão. O termo 'xi' significa uma fenda, um buraco ou uma abertura, e os pontos Xi são aqueles onde o Qi e o Sangue, que fluem relativamente superficialmente ao longo dos canais dos pontos do Jing (poço), se reúnem e mergulham mais profundamente. Os pontos Xi, geralmente, são indicados no tratamento de condições agudas e de dor, enquanto os pontos Xi dos canais Yin têm uma ação adicional de tratamento de distúrbios do sangue.
Esses conceitos teóricos são claramente demonstrados pelas aplicações clínicas desses pontos:
Kongzui P6 é um ponto importante tanto para doenças agudas do Pulmão quanto para distúrbios do Sangue. Foi tradicionalmente indicado para ataque de agentes patogênicos externos, como vento-calor ou vento-secura causando doença febril, tosse aguda e sibilos, inchaço e dor de garganta e perda da voz e para tosse com Sangue devido a qualquer etiologia. Na prática clínica moderna, o principal uso deste ponto é no tratamento de tosse aguda, sibilos ou asma de qualquer padrão.
Wenliu IG7 é indicado no tratamento de distúrbios agudos e dores que afetam o canal do Intestino Grosso, e pode limpar o calor e desintoxicar o veneno em casos de feridas de cravo, carbúnculo e furúnculo, obstrução dolorosa da garganta e calor e inchaço da face.
Liangqiu E34 é único entre os pontos Xi dos doze canais por estar localizado próximo ao joelho ou cotovelo. O canal do Estômago passa pela mama e mamilo, e o Liangqiu E34 é tradicionalmente indicado para distúrbios agudos, como dor mamária e abscesso mamário. Na prática clínica moderna, também é usado para dor epigástrica aguda.
O Diji BP8 tem uma importante ação na resolução da estase sanguínea no útero e abdômen inferior e é indicado no tratamento da dismenorreia (principalmente quando aguda), menstruação irregular e massas abdominais em mulheres devido a esta patologia.
Yinxi C6 é indicado para dores cardíacas severas e insuportáveis devido à estase sanguínea e para distúrbios hemorrágicos devido ao calor excessivo que agita o sangue. Na prática atual, no entanto, Ximen CS4 (o ponto Xi do canal do pericárdio) é mais usado para dor cardíaca aguda. A relação de Yinxi C6 com o sangue também é expressa por meio de seu efeito no tratamento de distúrbios de sudorese.
Yanglao ID6 é indicado para dor no ombro, escápula e braço que é tão grave que parece que estão quebrados ou deslocados. Também é usado como ponto distal para contração aguda e entorse da região lombar.
Jinmen B63 é indicado para início súbito de transtorno de Shan, transtorno de turbulência súbita (vômitos agudos e diarréia) com cólicas, epilepsia e dor nas articulações do 'tigre branco' (dor intensa devido à obstrução dolorosa).
Shuiquan R5 é indicado para uma variedade de distúrbios menstruais, como amenorreia, menstruação irregular, dismenorreia e atraso menstrual, caracterizados por deficiência de sangue ou estase de sangue.
Ximen CS4 é o ponto primário para o tratamento da estase aguda de sangue no tórax e no coração, dando origem à dor. Também é indicado para sangramento quente no Jiao superior manifestando-se como sangramento nasal e vômitos ou tosse com sangue.
Huizong TA7 não tem indicações relevantes e parece ter sido pouco utilizado na prática clássica.
Waiqiu VB36 é indicado para pele dolorosa associada a obstrução dolorosa e distúrbio de atrofia, bem como para raiva.
Zhongdu F6 é indicado para estase de sangue no útero, distúrbio de Shan e dor abdominal inferior.
Fuyang B59 é o ponto Xi do vaso Yang da Motilidade, mas tem poucas indicações relevantes.
Jiaoxin R8 é o ponto Xi do vaso Yin de Motilidade e é indicado para menstruação irregular, dismenorreia, amenorreia e principalmente para sangramento uterino.
Yangjiao VB35 é o ponto Xi do vaso Yang de conexão, mas tem poucas indicações relevantes.
Zhubin R9 é o ponto Xi do vaso Yin de conexão e é tradicionalmente indicado para transtornos mentais agudos e graves, como loucura, mania, transtorno de depressão maníaca, delírios, fúria e xingamentos, vômito de saliva espumosa (ou seja, aquosa) e empurrando a língua.
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004
Commentaires