top of page

Os Pontos Shu - Relação Mãe-Filho dos Elementos


As cinco propriedades dos elementos dos cinco pontos shu foram estabelecidas no Clássico das Dificuldades. Nos canais Yin, o ponto Jing (poço) é atribuído à madeira, o ponto Ying (fonte) ao fogo e assim por diante através da sequência geradora (madeira, fogo, terra, metal e água) até o ponto He (mar) que é atribuído à agua. Nos canais Yang, o ponto Jing (poço) é atribuído ao metal, o ponto Ying (fonte) à água e assim por diante através da sequência geradora até o ponto He (mar) que é atribuído à terra. Cada elemento é o 'filho' da que a precede e a 'mãe' da que a segue.

O Clássico das Dificuldades diz "Em casos de deficiência reforce a mãe, em casos de excesso reduza o filho."

Isso foi entendido para descrever o método de seleção de pontos para tonificar ou sedar um canal ou Zang Fu de acordo com a sequência geradora dos cinco elementos.

Por exemplo, para tonificar o Coração (fogo), selecione o ponto do canal do Coração que pertence ao seu elemento mãe (madeira), ou seja, Shaochong C9; para sedar o Coração, selecione o ponto do canal do Coração que pertence ao elemento filho (terra), ou seja, Shenmen C7. A lista completa desses pontos mãe e filho é a seguinte:

Como seria de esperar de uma perspectiva tão altamente teórica, quando examinamos esses pontos mãe e filho à luz do uso tradicional de pontos, alguns de fato foram usados ​​para tonificar ou sedar seu Zang Fu ou o canal relacionado, enquanto em outros casos não houve aplicação deste tipo:

Taiyuan P9 (mãe) é o ponto principal no canal do Pulmão para tonificar qualquer deficiência do Pulmão, enquanto Chize P5 (filho) é importante para reduzir o excesso ou a deficiência de calor no Pulmão.

Quchi IG11 (mãe) é caracterizada principalmente por sua capacidade de limpar uma variedade de fatores patogênicos em excesso (calor, umidade etc.) do corpo e seu único efeito tonificante é no fluxo de Qi e Sangue na parte superior membro, enquanto Erjian IG2 (filho), como ponto distal, é capaz de expelir vento, dissipar calor e reduzir o inchaço das partes superiores do canal.

Tanto Jiexi E41 (mãe) e Lidui E45 (filho) atuam principalmente para reduzir o excesso de fatores patogênicos do canal do estômago, e o único efeito tonificante de Jiexi E41, como o de Quchi IG11, é beneficiar o fluxo de Qi e Sangue no membro.

Dadu BP2 (mãe), como a maioria dos pontos Shu do canal do Baço, tem algum efeito na tonificação do Baço. Outros pontos, no entanto, como Taibai BP3 e Sanyinjiao BP6 são considerados superiores para esta finalidade. Shangqiu BP5 (filho) é um ponto importante para limpar a umidade externa ou interna decorrente da deficiência do Baço.

Shaochong C9 (mãe) foi, surpreendentemente em vista de seu status de ponto Jing (poço), indicado em vários textos clássicos para deficiência do Coração. Shenmen C7 (filho) é capaz de regular todos os padrões de desarmonia do coração, mas como o fluxo Shu e o ponto Yuan (fonte) são usados ​​principalmente para tonificar a deficiência em vez de drenar o excesso.

Conforme enfatizado ao longo deste texto, os pontos dos três canais yang do braço têm pouco efeito em seus fu relacionados, e Houxi ID3 (mãe) não tem efeito intestinal, enquanto Xiaohai ID8 (filho) tem apenas dois. Portanto, não se pode dizer que esses pontos tonificam ou sedam o Intestino Delgado. No que diz respeito ao canal do Intestino Delgado, ambos têm um

forte ação na redução do calor, estagnação e dor do canal e não se pode dizer que tenha qualquer efeito tonificante.

Assim como no canal do Intestino Delgado, nem Zhiyin B67 (mãe) nem Shugu B65 (filho) são pontos significativos para tratar seus Fu relacionados, e ambos os pontos atuam principalmente para eliminar o excesso de fatores patogênicos do canal.

Fuliu R7 (mãe) é um ponto importante para fortalecer a função do Rim de dominar os fluidos corporais e regular a micção, enquanto Yongquan R1 é capaz de ajudar a diminuir o calor, Qi, Yang e vento patologicamente ascendentes, especialmente quando devido a deficiência abaixo .

Zhongchong CS9 (mãe) não tem ação perceptível na tonificação do Pericárdio ou do Coração ou do canal do Pericárdio, enquanto Daling CS7 (filho) é um ponto importante para limpar o calor do Coração e do Pericárdio e acalmar o espírito.

Zhongzhu TA3 (mãe) não tem ação discernível na tonificação de qualquer aspecto da função ou canal Sanjiao, enquanto Tianjing TA10 (filho) tem uma ação forte na resolução de fleuma, descendo a rebelião do Qi do Pulmão e do Estômago e acalmando o espírito .

Ambos Xiaxi VB43 (mãe) e Yangfu VB38 (filho), os pontos de água e fogo, respectivamente, do canal da Vesícula Biliar, são importantes para limpar o calor e a ascensão do Yang do canal da Vesícula Biliar, e nenhum deles tem qualquer efeito sobre a tonificação.

Embora enfatizado por alguns praticantes como um ponto para tonificar o Yin e o Sangue do Fígado, Ququan F8 (mãe) é usado principalmente para limpar o calor úmido do Jiao inferior e para resolver a estase de sangue no útero. Xingjian F2 (filho) é um ponto importante para reduzir o excesso na forma de fogo, ascensão de Yang e estagnação de Qi do canal do Fígado.


Referências bibliográficas:

Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

272 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page