top of page

Os Pontos Shu - Aplicação Clínica dos Pontos Ying (Fonte)


Os Pontos Ying - Fonte

"O ponto em que o Qi desliza é conhecido como o Ying (Fonte)".

Os pontos Ying estão todos localizados nas mãos ou nos pés e são os segundos ou penúltimos pontos de seus respectivos canais. De acordo com as fontes clássicas discutidas anteriormente, os pontos Ying são indicados para:

  • Calor no corpo.

  • Mudanças na cor da pele.

  • Doenças dos canais Yang.

  • Doenças do Zang (com o ponto Shu [Corrente]).

À luz da aplicação clínica tradicional e moderna, as seguintes observações podem ser feitas.

Os pontos Ying eliminam o calor. Os pontos Ying, sem exceção, têm um efeito importante na remoção de calor de seus respectivos Zang Fu ou do seu canal.

Os pontos Ying dos canais Yin pertencem ao Fogo e os dos canais Yang à Água, e ambos podem ser reduzidos a eliminar o calor e o Fogo do corpo. Entre os pontos Ying mais importantes com este efeito estão os seguintes:

  • Yuji P10 limpa o calor da garganta (a extremidade superior do canal do Pulmão), limpa o calor seco do Pulmão em casos de tosse (especialmente quando acompanhada de sangramento) e dor no peito e limpa o calor transmitido do Pulmão para o Estômago no Jiao médio e o Coração no Jiao superior.

  • Erjian IG2 e Neiting E44 tratam distúrbios de calor que afetam a porção superior do canal na face e cabeça, enquanto Neiting E44 também elimina o calor e o calor úmido dos intestinos.

  • Dadu BP2 limpa o calor e o calor úmido do Baço, Estômago e intestinos, que causa diarreia, constipação, vômito e dor epigástrica.

  • Shaofu C8 trata o fogo do Coração que se transmite primeiro ao Intestino Delgado e daí à Bexiga.

  • Rangu R2 é o ponto mais forte no canal do Rim para limpar a deficiência de calor dos Rins, que sobe para o jiao superior e se manifesta como obstrução dolorosa na garganta, tosse de sangue e desordem de perda e sede, ou chamas no jiao inferior dando origem a coceira genital, prolapso uterino, infertilidade, menstruação irregular, dificuldade para urinar, entre outros sintomas.

  • Laogong CS8 é um ponto poderoso para limpar o calor do Sangue e do Pericárdio durante doenças febris, para resfriar o fogo do Coração no Jiao superior (para o qual é mais fortemente indicado do que Shaofu C8), e para drenar o calor do Estômago.

  • Xiaxi VB43 limpa o calor e o calor estagnado (ou seja, calor derivado da estagnação do Qi) da cabeça, orelhas, olhos, rosto, mama e região costal lateral, de fato, todo o canal da Vesícula Biliar.

  • Xingjian F2 é o principal ponto de acupuntura para limpar o fogo do Fígado que afeta qualquer parte do corpo, seja subindo para a cabeça e os olhos, perturbando o Coração e o espírito, invadindo transversalmente os Pulmões ou o Estômago, entrando no sangue e causando sangramento imprudente, ou perturbando o jiao inferior.

Os pontos Ying tratam as mudanças na tez. Os pontos Ying são para o calor do corpo, patógeno do Coração, uma vez que o Coração que se manifesta na tez.

Os pontos ying tratam doenças dos canais Yang e doenças do Zang (com o ponto Shu [corrente]). No que diz respeito à atuação nos canais Yang, os pontos Ying de todos os doze canais (tanto Yin quanto Yang) têm uma forte ação na eliminação de fatores patogênicos em excesso, estagnação e calor de seus respectivos canais, particularmente, como o Jing (poço), das regiões mais altas do canal. Em comparação com os pontos Jing (poço), no entanto, eles têm uma ação relativamente maior sobre distúrbios ao longo de todo o curso do canal (em vez de apenas sua extremidade superior). Erjian IG2, por exemplo, além de sua capacidade de tratar distúrbios na cabeça e face, também é indicado para dor e rigidez do ombro e costas, e frio e dor na região do ponto Jianyu IG15. Da mesma forma, Qiangu ID2, além de tratar distúrbios como caxumba, inchaço e dor no pescoço e bochecha, obstrução dolorosa na garganta, etc., também trata rigidez e dor no pescoço e nas costas e dor na escápula, braço e pulso.

Com referência à combinação dos pontos Ying (fonte) e Shu (corrente) mencionados acima, as seguintes combinações clássicas indicam que este tem sido um pareamento comumente usado:

  • Dor do Pulmão e do Coração: Taiyuan P9 e Yuji P10 (Clássico Sistemático).

  • Sonolência: Erjian IG2 e Sanjian IG3 (Suplementação de Vida).

  • Surdez: Qiangu ID2, Houxi ID3 e Pianli ID6 (Suplementação de Vida).

  • Inchaço do interior da garganta: Rangu R2 e Taixi R3 (Suplementação de Vida)

  • Risadas incessantes: Daling CS7 e Laogong CS8 (Suplementando Vida).

  • Opressão do Coração: Daling CS7 e Laogong CS8 (Ode do Dragão de Jade).

  • Dor do Fígado e do Coração: Xingjian F2 e Taichong F3 (Fórmulas de Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page