top of page

Os Pontos Shu - Aplicação Clínica dos Pontos Shu (Corrente)


"O ponto em que o Qi flui é conhecido como Shu (corrente)".

Os pontos Shu (corrente) dos três braços Yin estão todos localizados na flexão do pulso. Os pontos da corrente Shu dos outros nove canais estão todos localizados proximais às articulações metacarpofalângicas ou metatarsofalângicas, com exceção do Taixi R3 que está localizado posteriormente ao maléolo medial.

Os pontos Shu dos seis canais Yin também são o ponto de origem do Yuan de seu respectivo canal. De acordo com as fontes clássicas discutidas acima, os pontos Shu (corrente) são indicados para:

  • Distúrbios do Zang (com o ponto Ying Fonte).

  • Distúrbios do canal Yang (com o ponto Ying Fonte).

  • Peso do corpo e dor nas articulações.

  • Doenças que atacam intermitentemente.

À luz do uso clínico tradicional e moderno, as seguintes observações podem ser feitas:

Distúrbios do Zang

  • Os pontos Shu (corrente) dos canais Yin devem ser vistos separadamente dos pontos Shu (corrente) dos canais Yang, pois sua gama de ações é bastante diferente. Os pontos Shu dos canais Yin são os pontos primários para tonificar e harmonizar seus respectivos Zang e, portanto, podem ser considerados como o ponto mais importante de seu respectivo canal:

  • Taiyuan P9 é um ponto essencial para tonificar tanto o Qi do pulmão quanto o Yin.

  • Taibai BP3 fortalece fortemente o Qi e Yang do Baço.

  • Shenrnen C7 tonifica e nutre o Coração em todos os tipos de deficiência, seja de Qi, Sangue, Yin ou Yang.

  • Taixi R3 nutre o Yin do Rim e tonifica o Qi e o Yang do Rim.

  • Daling CS7 elimina fatores patogênicos do pericárdio durante o curso de doenças febris e acalma fortemente o espírito quando perturbado pelo calor.

  • Taichong F3 é indicado para qualquer padrão de Zang do Fígado seja deficiente ou excessivo.

  • Isso confirma totalmente a perspectiva clássica de que os pontos shustream tratam distúrbios do Zang. Isso é parcialmente determinado, no entanto, pelo fato de que nos canais Yin eles são o mesmo ponto que o ponto fonte do Yuan (onde o Qi original emerge no canal).

  • Os pontos Shu (corrente) dos canais Yang, em comparação, têm relativamente pouca ação nos distúrbios do Zang Fu.

  • No entanto, Sanjian IG3 é indicado para borborigmo e diarréia devido à umidade, e Xiangu E43 para distúrbios do estômago e intestinos.

Distúrbios dos canais Yang

Os pontos Shu dos canais Yin, como todos os pontos de acupuntura, têm alguma ação na regulação de seus respectivos canais, mas essa ação é ofuscada por sua ação primária nos distúrbios do Zang. Em contraste, os pontos de fluxo shu dos canais yang têm ações importantes em seus respectivos canais. Sanjian IG3 limpa o vento e o calor da cabeça, garganta, dentes, olhos e boca; Houxi ID3 é um ponto vital para regular os distúrbios do canal Tai Yang e do Vaso Governador; Zhongzhu TA3 é importante para distúrbios do canal Shao Yang, afetando especialmente os ouvidos; Zulinqi VB41 tem uma ação particularmente forte na dispersão da estagnação do Qi do Fígado por todo o canal Shao Yang.

Peso do corpo e dor nas articulações

Os pontos Shu são indicados para "peso do corpo e dores nas articulações". Esta é uma clara referência à obstrução dolorosa, especialmente quando devido ao ataque de umidade, pois os pontos Shu tratam o patógeno do Baço. Teoricamente, seria de esperar que esta observação se aplicasse principalmente aos canais Yin cujos pontos Shu pertencem à Terra, a fase associada à umidade. Com exceção do Taibai BP3 (dor no joelho e na coxa, dores nas articulações, dor lombar, distúrbio de atrofia), no entanto, isso não é corroborado pelas indicações clássicas para os pontos. No que diz respeito aos pontos Shu dos canais Yang, há relativamente mais evidências para essa ação. Sanjian IG3 e Houxi ID3 são pontos importantes para distúrbios das articulações dos dedos. Sanjian IG3 é ainda indicado para dor no ombro e nas costas de obstrução crônica dolorosa que leva à exaustão do qi e do sangue, enquanto Houxi ID3 é um ponto distal importante para todos os distúrbios do pescoço, bem como distúrbios do ombro , cotovelo, braço, parte inferior das costas e joelhos. Xiangu E43 é freqüentemente usado na prática atual para dor geral devido ao vento e para obstrução dolorosa de calor úmido.

Doenças que se manifestam de forma intermitente

Isso é bastante difícil de elucidar a partir do exame das indicações tradicionais. A doença intermitente clássica, no entanto, é a malária, e embora esta seja uma indicação comumente encontrada, nada menos que oito dos pontos Shu tratam esta doença (Sanjian IG3, Xiangu E43, Shenrnen C7 , Houxi ID3, Shugu B65, Taixi R3, Zhongzhu TA3 e Zulinqi VB41).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page