top of page

Os Pontos Mu Frontais


Existem doze pontos mu frontais, localizados no peito ou no abdome, próximos aos seus respectivos Zang ou Fu.

Todos estão na parte anterior do corpo, exceto Jingmen VB25, que fica na extremidade livre da décima segunda costela. Dos doze pontos, apenas três estão no canal correspondente ao Zang ou Fu relacionado (Zhongfu P1 ponto mu frontal do Pulmão, Qimen F14 ponto mu frontal do Fígado e Riyue VB24 ponto mu da Vesícula Biliar). Dos nove restantes, seis estão no Vaso Concepção.

O termo 'mu' significa reunir ou coletar, e os pontos mu frontais são onde o Qi do Zang Fu se reúne e se concentra na superfície anterior do corpo.

Quando uma pessoa é frequentemente indecisa, a Vesícula Biliar é deficiente. O Qi flui para cima, dando origem a um gosto amargo na boca. Para tratar isso, use o mu frontal e o shu dorsal da Vesícula Biliar.

O mu dos cinco Zang estão localizados no aspecto Yin, enquanto os pontos shu estão localizados na região Yang.

As doenças Yin viajam pela região Yang e as doenças Yang viajam pela região Yin. Os pontos mu estão situados na região Yin, podem ser usados ​​para tratar doenças Yang; os pontos shu estão situados na região Yang, podem ser usados para tratar doenças Yin.

Os pontos shu dorsais têm uma ampla aplicação em doenças tanto do Zang quanto do Fu e o mesmo vale para os pontos mu frontais. Assim por exemplo, Qimen F14, o ponto mu frontal do Fígado, é importante para o tratamento dos padrões do Fígado, Juque VC14 o ponto mu frontal do Coração para o tratamento dos padrões do Coração, etc.

Os pontos mu frontais do Fu estão localizados nas regiões macias e desprotegidas do abdômen, onde o agulhamento pode atingi-los profundamente. Esses pontos (especialmente Tianshu E25, Zhongji VC3, Guanyuan VC4 e Zhongwan VC12) são de particular importância no tratamento de distúrbios intestinais, da Bexiga e do Estômago.

Poucas generalizações podem, portanto, ser feitas sobre a aplicação clínica desses pontos, exceto por um fato óbvio. Com exceção dos três pontos mencionados acima disso estão em seu canal correspondente (Zhongfu P1, Qimen F14 e Riyue VB24), os pontos mu frontais tratam distúrbios de seus respectivos Zang Fu, mas não do seu respectivo canal. Em outras palavras, enquanto o Juque VC14, o ponto mu frontal do Coração, trata distúrbios do Zang do Coração, ele não trata distúrbios do canal do Coração.

Há dois outros aspectos dos pontos shu dorsais e mu frontais podem ser mencionados. A primeira é que eles tendem a se tornar tendenciosos em resposta à desarmonia de seus respectivos Zang e Fu e, portanto, podem contribuir para fazer um diagnóstico. A segunda é que eles são comumente combinados no tratamento, por exemplo Juque VC14 e Xinshu B15 para o tratamento dos padrões do Coração, e Pangguangshu B28 e Zhongji VC3 para a Bexiga.


Referências bibliográficas:

Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page