top of page

Os Pontos Luo de Conexão - Combinação com Pontos Yuan


A combinação dos pontos luo de conexão e os pontos yuan (fonte) na prática clínica é conhecida como "combinação de hóspede e convidado" De acordo com essa teoria, o ponto yuan do canal ou principalmente afetado é combinado com o ponto de conexão luo de seu canal acoplado interior-exterior. Um exame de muitas combinações clássicas de pontos mostra que esse método parece ter sido pouco usado ao longo dos séculos. No entanto, reflete algumas combinações interessantes de pontos, alguns dos quais são frequentemente usados ​​na prática clínica moderna:

  • Hegu IG4 e Lieque P7: esta combinação é frequentemente aplicada quando o vento patogênico exterior invade o exterior do corpo. O Hegu IG4 é capaz de expelir o patógeno, enquanto o Lieque P7 auxilia na expulsão do patógeno e restaura as funções descendentes e disseminadoras do Pulmão.

  • Taiyuan P9 e Pianli IG6: Pianli IG6 é um ponto importante para abrir e regular as passagens de água e é indicado quando o vento patogênico interrompe a função do Pulmão resultando em edema agudo, especialmente do na parte superior do corpo, acompanhada de ausência de sudorese e dificuldade para urinar. Como a raiz desse padrão é a deficiência pulmonar, sua combinação com Taiyuan P9 é capaz de tratar tanto a raiz quanto a consequência desse distúrbio.

  • Taibai BP3 e Fenglong E40: deficiência do Baço é a causa raiz da formação de fleuma excessiva. Taibai BP3 é um ponto importante para tonificar o Baço, enquanto Fenglong E40 é o ponto primário do corpo para eliminar a fleuma.

  • Shenmen C7 e Zhizheng ID7: Shenmen C7 é o ponto principal do canal do Coração para acalmar e regular o espírito, e isso é complementado pela forte ação que Zhizheng ID7 tem no tratamento de distúrbios emocionais.

  • Taixi R3 e Feiyang B58: Taixi R3 é o ponto principal no canal do Rim para beneficiar o Yin do Rim abaixo, enquanto Feiyang B58 reduz o Yang excessivo, que, não enraizado e não controlado pelo Yin deficiente , acende para cima para a cabeça.

  • Taichong F3 e Guangming VB37: o Fígado 'abre-se nos olhos' e deficiência de Sangue do Fígado ou Yin, ou ardência do Fogo do Fígado ou Yang do Fígado podem dar origem a distúrbios oculares. Taichong F3 é o ponto primário no canal do Fígado para regular essas desarmonias do Fígado, enquanto Guangming VB37 é um ponto importante para beneficiar os olhos.

A combinação do fonte Yuan e do ponto luo de conexão luo do mesmo canal Yin pode ser utilizada para o tratamento de doenças crônicas, por exemplo Taiyuan P9 com Lieque P7 para tosse crônica. Isso se baseia no fato de que a doença crônica muitas vezes envolve deficiência e no início a doença está nos canais, depois estará nos luo (colaterais) . Por exemplo, o ponto yuan (Taiyuan P9) é o ponto principal no canal do Pulmão para tonificar a deficiência do Pulmão, enquanto o Lieque P7, o ponto luo de conexão, é capaz de erradicar a doença do pulmão.



Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page