top of page

Os pontos Janela do Céu


Os pontos Janela do Céu são mencionados pela primeira vez no Pivo Espiritual que diz:

"Dor de cabeça devido à rebelião do Yang, plenitude do peito com dificuldade em respirar, escolha Renying E9. Perda súbita da voz devido à obstrução pela espinha de peixe (no Qi na garganta), escolha Futu IG18 e sangre a raiz da língua. Surdez súbita com excesso de Qi, escurecimento da visão e audição, selecione Tianyou TA16. Espasmos, epilepsia e tontura, com incapacidade das pernas para apoiar o corpo, selecione Tianzhu B10. Sede súbita e severa, rebelião interna, Fígado e Pulmão lutam um contra o outro, o sangue transborda da boca e do nariz, trate com Tianfu P3. Estas são as cinco regiões da janela do céu".

Zhou Zhi-cong afirmou:

"Os pontos e os orifícios da cabeça e do rosto são como as grandes janelas de um pavilhão alto em virtude do qual o Qi se move. Quando há inversão de Qi, como no caso de Qi caótico e rebelde, então os canais na região superior não movimentam e há falta de clareza de visão e audição, perda repentina da fala, convulsões e tonturas. O Qi da fala dos três Yang se origina no inferior e emana no superior. Portanto, para resumir, diz-se que estes são os cinco regiões da grande janela".

A inversão do Qi pode ser complicada pela desarmonia do Yin e do Yang, perturbação no fluxo do Qi e do Sangue, obstrução da fleuma turva, obstrução e estagnação do alimento, etc. Esta situação pode dar origem a vários novos sintomas, como distúrbios das faculdades mentais, bem como desmaios súbitos e inversão de frio dos quatro membros.

Alguns aspectos justificam a classificação destes pontos como Janela do Céu:

  • A maioria dos nomes de pontos incluem o caractere 'tian' (Céu), em seu nome (embora deva ser enfatizado que existem outros pontos de acupuntura que também incluem esse caractere, como Tianquan CS2, Tianding IG17, Tianzong ID11 que não estão incluídos nesta lista). É interessante, porém, que um nome alternativo para Renying E9 seja Tianwuhui (Cinco Encontros do Céu).

  • A maioria dos dez pontos estão localizados ao redor do pescoço (a junção da cabeça e do corpo), enquanto em termos do corpo humano, a região celestial refere-se à parte superior ou cabeça.

  • Há alguns indícios de um padrão discernível em suas indicações, o seguinte aparecendo com alguma frequência:

  1. Bócio ou distúrbios da garganta.

  2. Tosse, chiado ou opressão no peito por rebelião do Qi do Pulmão.

  3. Vômito da rebelião do Qi do Estômago.

  4. Dor de cabeça e tontura.

  5. Calor, vermelhidão ou inchaço da face ou olhos.

  6. Início súbito de distúrbios.

  7. Distúrbios dos órgãos dos sentidos.

  8. Em alguns casos, transtornos mentais e emocionais.

Quando essas observações são reunidas, podemos sugerir que os pontos da Janela do Céu são indicados nas seguintes situações:


Desarmonia entre o Qi do corpo e a cabeça, com Qi ou Sangue se rebelando para cima.

Se o Qi rebelde afeta o Pulmão, provoca tosse, chiado ou opressão do peito.

Se afetar o estômago, haverá soluços, náuseas ou vômitos.

Se ascender à cabeça, pode haver dor de cabeça e tontura, calor, vermelhidão ou inchaço da face e distúrbios dos órgãos dos sentidos, especialmente os ouvidos e os olhos.

Tianfu P3 é indicado para quando o fogo do Fígado ataca o Pulmão causando sangramento excessivo e quente da boca e nariz, e rebelião do Qi do Pulmão com chiado e asma.

Renying E9 é indicado para chiado, tosse e vômito devido à rebelião do Qi do Pulmão e do Estômago, bem como para face vermelha, tontura e dor de cabeça.

Tianzhu B10 é indicado para tontura, dor de cabeça, torcicolo, espasmos e vermelhidão dos olhos na parte superior do corpo e para deficiência abaixo manifestando-se como incapacidade das pernas de sustentar o corpo.

Fengfu VG16 é indicado para agitação do vento interior que dá origem a dor de cabeça, vento de cabeça, todos os tipos de doenças do vento, torcicolo, hemorragia nasal, tontura e "as cem doenças da cabeça".

Escrófula e bócio

A maioria desses pontos é indicada para escrófula (nódulos que são encontrados principalmente nas laterais do pescoço) ou bócio, bem como para inchaço, dor e estagnação na região da garganta. Embora isso possa parecer evidente, já que a maioria está localizada na região do pescoço, vale a pena notar que Tianfu P3 e Tianchi CS1, bem como Tianchong VB9, que estão localizados no braço, tórax e cabeça respectivamente, também têm essas indicações. Como a estagnação do Qi na região do pescoço é uma parte importante da patogênese da escrófula ou bócio, mais uma vez esses pontos demonstram uma capacidade para harmonizar o fluxo de Qi nesta área central entre a cabeça e o corpo.

Início súbito

Muitos desses pontos são indicados para distúrbios de início súbito, refletindo sua capacidade de tratar o caos súbito que surge durante os distúrbios de inversão do Qi.

Distúrbios dos órgãos dos sentidos

A capacidade desses pontos de regular o fluxo de Qi e Sangue para a cabeça significa que vários deles são indicados para distúrbios dos órgãos dos sentidos.

Distúrbios psicoemocionais

É difícil avaliar a importância dos transtornos mentais e emocionais listados para alguns dos

esses pontos. Há uma tendência entre alguns comentaristas, especialmente no Ocidente, de atribuir importantes efeitos psicoemocionais a pontos que incluem o personagem tian (Céu) em seu nome. No entanto, muitos pontos que são nomeados dessa maneira têm poucos ou nenhum distúrbio psicoemocional, enquanto a maioria dos pontos poderosos de ação psicoemocional não incluem o nome tian.

Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004




282 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page