top of page

Os pontos de influência Hui



Zhangmen F13 é tanto o ponto de encontro hui do zang quanto o ponto mu frontal do Baço. Ele é um ponto importante para tonificar o próprio Baço, bem como todos os zang e o corpo como um todo.

Zhongwan VC12 é o ponto de encontro hui do fu e o ponto mu frontal do estômago. Como origem do Qi pós-natal, considera-se que o Estômago (e o Baço) desempenha um papel central entre os zangfu, transformando e distribuindo a essência da comida e bebida por todo o corpo. Por esta razão, pode-se dizer que o Estômago domina o fu.

Shanzhong VC17 é o ponto de encontro hui do Qi e também é conhecido como Shangqihai (Mar Superior do Qi). Shanzhong VC17 é o 'mar de Qi' (ligação com Dazhui VG14, Yamen VG15 e Renying E9). Localizado no centro do peito, Shanzhong VC17 tem um forte efeito na coleta de (Zong) Qi, que por sua vez regula tanto as funções pulmonares de dominar o Qi e controlar a respiração e a fala, quanto a função cardíaca de governar o sangue.

Geshu B17 é o ponto de encontro hui do sangue e é o ponto de acupuntura mais importante para o tratamento de qualquer distúrbio decorrente do calor do sangue, estase do sangue ou deficiência de sangue.

Yanglingquan VB34 é o ponto de encontro hui dos tendões e tem sido considerado o ponto principal para influenciar os tendões em todo o corpo, por exemplo, em casos de contração dos tendões, rigidez do pescoço e ombros, rigidez e rigidez dos tendões. os músculos e articulações, e mais especialmente distúrbios da perna, como dor no joelho, hemiplegia, distúrbio de atrofia e obstrução dolorosa.

Taiyuan P9 é o ponto de encontro hui do pulso e dos vasos. É um ponto importante para harmonizar a relação entre a coleta de (Zong) Qi e o sangue que flui nos vasos. Quando o Qi de coleta é deficiente e não circula o sangue, ele se acumula e estagna no peito e no coração, dando origem a várias manifestações de estase sanguínea. Taiyuan P9 é ainda indicado para distúrbios dos vasos sanguíneos em geral, como vômitos, cuspir ou tossir sangue e síndrome sem pulso.

Dazhu B11 é o ponto de encontro hui dos ossos e é indicado para diversas doenças ósseas e rigidez e dores do pescoço, coluna e região lombar. Na prática clínica moderna é usado quando a obstrução dolorosa penetra profundamente nos ossos e articulações causando deformidade (conhecida como obstrução dolorosa óssea).

Xuanzhong VB39 é o ponto de encontro hui da medula, a origem da medula óssea. É capaz de beneficiar os tendões e os ossos e é indicado para uma ampla gama de distúrbios caracterizados por fraqueza, flacidez, contração e dor dos membros.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page