top of page

Os pontos de confluência dos vasos extraordinários



Existem duas maneiras principais e inter-relacionadas de usar esses pontos:

  • Ativar o respectivo canal extraordinário

  • Uso de acordo com a Ode do Rio Obstruído


Para ativar seu respectivo canal extraordinário


Lieque P7 (Vaso Concepção)

O Vaso Concepção ascende ao longo da linha média anterior do corpo e está intimamente relacionado com o útero e os órgãos geniturinários. Ao abrir e regular o fluxo de Qi no Vaso Concepção, Lieque P7 é capaz de tratar sintomas como retenção de lóquios e feto morto, dores genitais e distúrbios urinários.


Zhaohai R6 (Vaso Yin do Caminhar)

As regiões atravessadas pelo Vaso Yin do Caminhar incluem o aspecto medial da perna, a garganta, o cérebro e o canto interno. Zhaohai R6 é um ponto importante para distúrbios crônicos da garganta e é indicado para uma variedade de distúrbios oculares, epilepsia diurna e aperto e contração do aspecto interno da perna, uma indicação tradicional de distúrbio do Vaso Yin do Caminhar.


Neiguan CS6 (Vaso Yin de Conexão)

Quando o Vaso Yin de Conexão está doente, a dor no Coração resultará. Outras indicações tradicionais para este canal extraordinário incluem dor torácica e plenitude e dor na região costal lateral. Neiguan CS6 é provavelmente o ponto mais importante para o tratamento da dor do Coração e do tórax, bem como da dor da região costal lateral, qualquer que seja a etiologia.


Gongsun BP4 (Vaso Penetrador)

Quando o Vaso Penetrador está doente, o Qi contrafluxo e a urgência abdominal ocorrerão. O termo urgência abdominal refere-se a uma sensação de dor abdominal aguda em cólica, geralmente associada a distúrbio disentérico, e Gongsun BP4 é um ponto importante não só para este tipo de dor abdominal, mas para distensão e dor devido a qualquer etiologia em qualquer área do abdome. no que diz respeito ao Qi de contrafluxo, o Gongsun BP4 é indicado para a rebelião do Qi do Estômago manifestando-se como vômitos e distúrbios súbitos de turbulência.

O Vaso Penetrador sobe para a face, e Gongsun BP4 é indicado para edema, especialmente edema da face.

Apesar do Vaso Penetrante (Mar de Sangue) originar-se no útero feminino, é notável que existam poucas indicações ginecológicas nos textos clássicos ou modernos para o Gongsun BP4.


Houxi ID3 (Vaso Governador)

O Vaso Governador ascende ao longo da medula espinhal desde o cóccix até a cabeça, e Houxi ID3 é um ponto distal essencial no tratamento da cefaleia occipital, rigidez e dor do pescoço, escápula e coluna superior ou lombar.

O Vaso Governador governa todos os canais Yang e, portanto, a porção externa do corpo como um todo e Houxi ID3 tem uma forte influência na dissipação de doenças febris, especialmente malária e ataque por vento-frio patogênico externo ou vento-calor que dá origem a calafrios e febre acompanhada de fortes dores no pescoço ou na coluna.

O Vaso Governador entra no cérebro e Houxi ID3 é um ponto importante no tratamento da epilepsia.


Shenmai B62 (Vaso Yang do Caminhar)

O Vaso Yang do Caminhar atravessa o lado lateral do corpo e da cabeça, conecta-se com o canal da Vesícula Biliar em Fengchi VB20 e entra no cérebro em Fengfu VG16. Shenmai B62 é indicado para o ataque do vento exterior com torcicolo e dor de cabeça, e para o vento interior que sobe para a cabeça e o cérebro dando origem a sintomas como trismo, opistótono olhos fixos para cima, desvio da boca e dos olhos, insolação, hemiplegia e epilepsia. O Vaso Yang do Caminhar é indicado para insônia (abertura excessiva dos olhos).


Waiguan TA5 (Vaso Yang de Conexão)

O Vaso Yang de Conexão liga todos os canais Yang do corpo, incluindo o Vaso Governador, e Waiguan TA5 é um ponto importante para dissipar fatores patogênicos da porção externa (Yang) do corpo.

A testa pertence ao canal yangming, a região temporal ao canal shaoyang e a região occipital ao canal taiyang, enquanto o Vaso Governador ascende ao vértice. Como resultado de sua influência em todos esses canais Yang, Waiguan TA5 é indicado para dores de cabeça temporais, frontais, occipitais e vértice.


Zulinqi VB41 (Vaso da Cintura)

O Vaso da Cintura circunda a cintura e liga o Vaso Penetrador e Vaso Concepção e os Canais do Rim, Fígado e Baço, enquanto vários caminhos do canal da Vesícula Biliar atravessam a região do tórax e o peito. Zulinqui VB41 é indicado para distensão e dor da mama, abscesso mamário, distúrbios menstruais e menstruação inibida, e é particularmente utilizado em situações em que a estagnação do Qi do Fígado prejudica a suavidade e regularidade do ciclo menstrual.


De acordo com a Ode do Rio Obstruído

Na Ode do Rio Obstruído, uma passagem sobre "Os Oito Métodos Terapêuticos" discute a aplicação dos oito pontos confluentes dos canais extraordinários para afetar sintomas e áreas específicas do corpo:

  • Lieque P7 para distúrbios da região da cabeça, rebelião e bloqueio de catarro e garganta seca.

  • Zhaohai R6 para vento na garganta (inchaço e dor com dificuldade em engolir).

  • Neiguan CS6 para distúrbios do tórax.

  • Gongsun BP4 para dor abdominal abaixo do umbigo.

  • Houxi ID3 para doenças do Vaso Governante e para mania-depressão.

  • Shenmai B62 para expulsar o frio e o calor e para tratar o vento frontal e o susto unilaterais e generalizados.

  • Waiguan TA5 para lesão por frio no exterior acompanhada de dor de cabeça.

  • Zulinqi VB41 para distúrbios dos olhos.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page