top of page

Os oito vasos extraordinários


Os oito vasos extraordinários são o Vaso Concepção (Ren Mai), o Vaso Governador (Du Mai), o Vaso Penetrador (Chong Mai), o Vaso da Cintura (Dai Mai), o Vaso Yin do Caminhar ou Vaso do Maléolo Interno (Yin Qiao Mai), o Vaso Yang do Caminhar (Yang Qiao Mai), o Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) e o Vaso Yang de Conexão (Yang Wei Mai). Dos oito, apenas o Vaso Concepção e o Vaso Governador têm pontos próprios. Os outros seis vasos extraordinários restantes não possuem pontos próprios, mas compartilham pontos dos quatorze canais (conhecidos como pontos coalescentes). Os oito canais extraordinários se ramificam dos troncos dos canais primários e interligam os canais primários entre si.


Funções dos vasos extraordinários


Os vasos extraordinários funcionam como reservatórios

Os vasos extraordinários são reservatórios capazes de absorver o excesso de Qi e Xue dos canais primários da mesma forma que os reservatórios retiram o excesso de água dos canais e valas em épocas de chuva forte.


Os vasos extraordinários ligam os doze canais primários

  • o Vaso Governador liga todos os canais Yang em Dazhui VG14 e é conhecido como o 'mar dos canais Yang', e ajuda a regular o Qi de todos os canais Yang.

  • o Vaso Concepção liga todos os canais Yin e é conhecido como o "mar dos canais Yin" e ajuda a regular o qi de todos os canais Yin.

  • o Vaso Penetrador liga os canais do Estômago e do Rim, bem como fortalece a ligação entre os Vaso Concepção e Vaso Governador (como ambos os Vasos, ele se origina na cavidade pélvica e sobe a frente do corpo, bem como a coluna). É conhecido como o 'mar de sangue' ou o 'mar dos doze canais primários'.

  • o Vaso da Cintura circunda o corpo na cintura, ligando os caminhos verticais dos doze canais primários em geral e os Vasos Penetrador e Concepção e os canais do Rim, Fígado e Baço em particular.

  • o Vaso Yin do Caminhar conecta os canais do Rim e da Bexiga e diz-se que domina a quietude.

  • o Vaso Yang do Caminhar conecta os canais Bexiga, Vesícula Biliar, Intestino Delgado, Intestino Grosso e Estômago e é dito que domina a atividade.

  • o Vaso Yin de Conexão conecta os canais do Rim, Baço e Fígado e o Vaso Concepção e é dito que domina o interior de todo o corpo.

  • o Vaso Yang de Conexão conecta os canais Bexiga, Vesícula Biliar, Sanjiao, Intestino Delgado e Estômago e o Vaso Governador, e diz-se que domina o exterior de todo o corpo.


Os vasos extraordinários protegem o corpo

Os Vasos Concepção, Governante e Penetrador circulam o Qi defensivo sobre o tórax, abdômen e costas, ajudando a proteger o corpo de fatores patogênicos externos. Como esses três Vasos se originam na cavidade pélvica e estão diretamente ligados aos Rins, essa função demonstra a relação entre o vigor constitucional e a defesa contra doenças.


Os vasos extraordinários têm seus próprios pontos de confluência

Cada um dos oito canais extraordinários tem um ponto confluente nos membros que é considerado como tendo efeito no seu canal extraordinário.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

334 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page