A síndrome dolorosa miofascial é um conjunto de sintomas sensoriais, motores e autonômicos que são desencadeados pela presença de pontos gatilhos miofasciais, que são identificados por um médico ou outro profissional treinado para identificar qual o músculo ou grupo muscular específico que está associado ao problema.
Pela definição clínica, o ponto gatilho miofascial é um local altamente sensível no músculo esquelético a um nódulo palpável em uma banda tensa, que é doloroso quando se comprime a região, além de gerar outros sintomas, como sensibilidade referida, disfunção motora e fenômenos autonômicos.
Pela definição etiológica, o ponto gatilho miofascial é um agrupamento local eletricamente ativo associado a um nódulo contraído e a uma placa motora terminal disfuncional no músculo esquelético.
Os músculos e as fáscias têm uma grande relação recíproca, portanto, tanto a estrutura contrátil, o músculo, quanto à fáscia têm papel importante como fatores relacionados à presença dos pontos gatilhos miofasciais.
Referência bibliográfica:
Donnelly, JM. et al. Dor e disfunção miofascial de Travell, Simons& Simons. Manual de pontos-gatilho. 3ª edição. Artmed. Porto Alegre. 2020
Comments