Os fatores de adoecimento e a fitoterapia chinesa – calor, frio, umidade e fleuma


Os fatores de adoecimento e a fitoterapia chinesa – calor, frio, umidade e fleuma


O uso de ervas no contexto da fitoterapia chinesa serve para melhorar a saúde, aumentando o Qi, o Sangue, o Yin e o Yang, e para eliminar condições excessivas que promovem desequilíbrio.

O calor e o frio excessivos podem afetar o organismo.

O excesso de frio pode danificar Qi e Yang, por exemplo, o consumo excessivo de alimentos frios danifica o Baço, que é uma das principais fontes de Qi do organismo. O calor pode danificar o Sangue e o Yin, por exemplo, alimentos muito quentes e picantes podem danificar o Yin do Estômago e causar azia, indigestão e outras queixas. Uma erva quente como Xiao Hui Xiang (Foeniculi Fructus, erva-doce) trata condições frias, e uma erva fria como Huang Bai (Phellodendron amurense) acalma o calor.

A umidade e a fleuma são fluidos que aparecem quando há desequilíbrio, ao contrário dos líquidos corporais normais (Jin Ye). A fleuma é um fluido que permanece por perto e não é drenada ou removida. A adição de calor ou frio pode deixar o fluido ainda mais espesso e pegajoso, que o torna mais difícil de drenar ou mover. A umidade pode ser um corrimento nasal após uma refeição ou outras descargas claras de líquidos. A fleuma é um cisto benigno que se forma sob a pele ou uma congestão sinusal que começa a engrossar e transformar cores como amarelo ou verde.

Uma erva como Fu Ling (Wolfiporia extensa, poria cocos) drena a umidade. A fleuma é tratada com ervas, como Xuan Fu Hua (Inula britannica).

A umidade e a fleuma são comuns devido à fraqueza predominante no Qi do Baço devido aos hábitos modernos. Muitas ervas que tonificam o Qi do Baço também ajudarão a cuidar da umidade.

#fitoterapia #mtc #acupuntura #terapiascomplementares #medicinaintegrativa

Referências bibliográficas:

Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020

Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010

8 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.