Na Medicina Tradicional Chinesa, o Pulmão é conhecido com um órgão "delicado". O Pulmão é o único órgão Yin com orifício externo via trato respiratório e uma conexão direta com fatores bioclimáticos.
A suscetibilidade do Pulmão a fatores bioclimáticos externos, como vento-frio e vento-calor, depende da força do Qi de defesa, que é governado e difundido pelo Pulmão. O Qi de defesa é uma barreira contra fatores bioclimáticos externos, que não podem danificar o Pulmão enquanto o Qi de defesa for forte o suficiente. A deficiência de Qi no Pulmão é uma síndrome comum na prática.
Sintomas
Falta de ar, voz calma, pele pálida, tremores, suscetibilidade a infecções; infecções respiratórias recorrentes como resfriados, gripe, amigdalite, bronquite, asma, pneumonia; exaustão moderada.
Causas
Geral
A deficiência de Qi no Pulmão pode ser causada por fatores bioclimáticos externos, especialmente vento-frio e vento-calor, ou pela fraqueza constitucional congênita. Fumar prejudica o Qi do Pulmão, assim como a dor prolongada ou não resolvida. Sentar-se debruçado com ombros tensos por longos períodos de tempo é igualmente prejudicial ao Qi do Pulmão, porque bloqueia o fluxo da via principal do Pulmão. Fazer pausas frequentes para sentar-se para alongamentos ou exercícios regulares de Qi Gong que estimulam o fluxo de Qi do Pulmão é benéfico. Tais exercícios também revigoram a mente cansada.
Dieta
Alimentos frios ou gelados, alimentos Yin.
Terapia
Tonificar o Qi do Pulmão: P9, B13, B12, VC6
Estimular a difusão do Qi: P7
No ciclo de criação (ciclo de Sheng), o Pulmão é o filho do elemento Terra (Baço). O tratamento da desarmonia do Pulmão é, portanto, facilitado pela alimentação do filho através da tonificação do Baço e do Estômago.
Recomendação
Todos os alimentos que tonificam o Aquecedor Central. Alimentos utilizados no tratamento da deficiência de Qi no Pulmão:
Sabor: picante-morno, possivelmente levemente picante-quente, bem como doce-morno para tonificar o Baço e o Estômago
Peixes: atum, carpa
Carnes: pato, codorna
Frutas: pêssego, uva
Legumes: couve-flor, couve-rábano, cenoura, azeitona, cebola, cogumelos
Grãos: aveia, milho, malte de cevada, arroz (assar levemente antes de preparar)
Especiarias: gengibre, alho, tomilho
Nozes e sementes: amendoim
Outro: álcool de alto teor alcoólico
Os resfriados que ocorrem com frequência durante os meses frios do outono e inverno, como gripe e bronquite, podem ser prevenidos pelo oportuno fortalecimento do Qi do Pulmão com uma dieta de aquecimento focada em sabores quentes e picantes e que tonifiquem o Aquecedor Central.
Combinada com atividade física suficiente ou exercícios ao ar livre, essa estratégia de tratamento pode auxiliar na prevenção de resfriados recorrentes e o uso de antibióticos.
Recomendações: chá de gengibre todas as manhãs; aumentar o uso de temperos fortes.
Referência:
Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004
Comments