Melhora da glicemia com as plantas medicinais


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


A hiperglicemia e o diabetes são doenças que afetam um número crescente de pessoas na sociedade atual. Isso é consequência de vários fatores, entre eles: o alto consumo de açúcares e farinhas refinadas, sedentarismo e ausência de alimentos ricos em fibras, como hortaliças e grãos integrais.

Uma mudança no estilo de vida é essencial para uma boa saúde, especialmente quando se trata de níveis elevados de açúcar no sangue.

O açúcar elevado no sangue é o maior problema de saúde em alguns países, atingindo 10% dos diabéticos.

As plantas da lista a seguir têm propriedades hipoglicemiantes reconhecidas pela medicina tradicional:


Chia

As sementes de chia são um dos alimentos mais completos que existem. Possuem proteínas de qualidade, minerais e vitaminas essenciais, além de um dos mais altos níveis de Ômega 3.

Por todas essas razões, bastaria incluí-lo na dieta de qualquer pessoa, doente ou não.

Mas o que nos interessa sobre a chia neste caso são suas mucilagens, que reduzem e retardam a absorção de açúcares dos alimentos em que está incluída.

Adicione uma colher de chá de sementes de chia no café da manhã, almoço e jantar.

Não importa se é comida quente ou fria.

Tem um sabor neutro, por isso não afeta os sabores.


Reishi

Reishi é um fungo que cresce em troncos de árvores em decomposição.

Está incluído em muitos produtos, isolado ou em combinação com outras plantas medicinais.

O mais aconselhável é adquirir uma preparação de reishi de boa qualidade e seguir suas instruções de uso.


Feno-grego

O feno-grego, como alimento, tem uma longa história de séculos de uso. Possui proteínas, vitaminas e minerais de alta qualidade.

O consumo regular reduz os níveis de açúcar no sangue.

Embora não seja tão fácil de obter, existem preparações de compostos hipoglicemiantes com feno-grego entre seus ingredientes.

Para fazer uma infusão, ferva uma xícara de água com uma colher de chá de feno-grego por 5 minutos. Deixe repousar por 10 minutos. Tome 2 a 3 xícaras por dia durante as refeições.


Psyllium

As sementes de psyllium são semelhantes em suas propriedades à chia, e como esta, tem a capacidade de reduzir a passagem de açúcares para o sangue. Possuem alto teor de mucilagem, o que favorece o trânsito intestinal.

Para um copo de água, adicione uma colher de sobremesa de sementes de psyllium.

Deixe de molho durante a noite e 15 minutos antes do café da manhã, beba todo o líquido, incluindo sementes, sem mastigar.


Observações:

Antes de iniciar qualquer tratamento alternativo e complementar, consulte seu médico para a avaliação e a necessidade de alguma medicação alopática.

O seguimento dos níveis de açúcar no sangue e do seu perfil metabólico vão ser parãmetros importantes para avaliação da continuidade ou não dos medicamentos.

#fitoterapia #hiperglicemia #diabetesmelito #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais

Referência bibliográfica:

López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo