Medidas em cun do corpo


A Medicina Tradicional Chinesa utiliza como unidade de medida para as distãncias do corpo o cun, que é uma medida relativa individual e proporcional ao tamanho do corpo, e que é definida pelo tamanho de uma parte do dedo do paciente ou pela distãncia entre determinadas partes do corpo do paciente.

Figura 1 - medidas de cun com os dedos da mão.

É importante enfatizar que a referência utilizada é o dedo do paciente e não do acupunturista. Antes da localização dos pontos, vale a pena comparar o tamanho dos dedos do paciente com o do profissional que irá realizar a sessão de acupuntura.

Outras partes do corpo podem ser medidas através do cun e existe uma proporção mais comum nos segmentos individuais do corpo, a partir da medida de cada região.

Figura 2 - medidas em cun das diversas regiões do corpo.

Referências bibliográficas:

Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

Kang Y, Park J, Lee T, Yang G, Chae H, Lee B. Analysis of the Bone Proportional Method for Determining Acupoints in the Upper and Lower Abdominal Region in Males and Females. Journal of Acupuncture Research 2019; 36(4): 264-271. DOI: https://doi.org/10.13045/jar.2019.00290Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo