Mecanismos de ação da acupuntura na reabilitação da pessoa com AVC

Atualizado: 18 de Ago de 2019



O acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de mortalidade e incapacidade nos países desenvolvidos. No Brasil, o cenário é semelhante. Além do adequado tratamento clínico no atendimento de urgência das pessoas vítimas de AVC, o tratamento de reabilitação multiprofissional é de extrema importância, especialmente em situações nas quais há a presença de algum tipo de incapacidade.

A realização da acupuntura é recomendada pela Organização Mundial de Saúde e pode ajudar em alguns aspectos relacionadas ao AVC, como disartria, espasticidade e déficit funcional.

De acordo com estudos recentes, modelo animal, a acupuntura pode atuar de diversas formas, como listarei abaixo:


Aumento da tolerância à isquemia cerebral

O AVC pode ser decorrente da diminuição do fluxo sanguíneo no tecido cerebral, o que pode levar ao seu sofrimento e dano. A acupuntura pode melhorar a tolerância à isquemia, através da sua atuação sobre os receptores canabinóides do tipo 1 (CB1), e promover efeito neuroprotetor, através de receptores canabinóides do tipo 2 (CB2). Além disso, pode haver um estímulo à produção de encefalinas.


Regulação do estresse oxidativo

A diminuição da oferta de oxigênio no tecido cerebral secundária à redução do fluxo sanguíneo local, pode provocar um aumento do estresse oxidativo e, por sua, vez, do aumento do dano tecidual.

A acupuntura atua atenuando a peroxidação lipídica, reduzindo a produção das espécies reativas de oxigênio (ROS), aumentando a função da cadeia respiratória e da capacidade antioxidante na zona de penumbra isquêmica, reduzindo a área de infarto, inibindo a nicotinamida adenina dinucleotideo fosfato (NADPH), reduzindo a lesão oxidativa oxidase-mediada, diminuindo a a regulação da expressão da nNOS e iNOS e aumentando a a expressão da GFAP.


Manutenção da integridade hematoencefálica

A barreira hematoencefálica atua de forma a proteger o sistema nervoso central de certas substâncias químicas que podem comprometer a função metabólica normal do cérebro. Em pessoas vítimas de AVC, a integridade hematoencefálica pode ser comprometida e a acupuntura pode atenuar este processo reduzindo os níveis de MMP-9, atenuando a apoptose neuronal, aumentando o conteúdo de glutamato hipocampal, promovendo o downregulation da subunidade 1 do receptor NMDA (NR1) e o upregulation dos níveis de receptor quinase de tropomiosina (TrkA).


Influência nos fatores de crescimento

A produção de fatores de crescimento auxiliam na regeneração do tecido nervoso após o insulto causado pelo AVC. A acupuntura pode promover aumento do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), aumento do fator-1α derivado das células estromais (SDF-1α), aumento do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), aumento do fator neurotrófico derivado da glia, aumento da neuroglobina, aumento da expressão do fator-1α induzido pela hipóxia (HIF-1α) e promoção da downregulation da proteína X associada a BCL-2 (Bax).


Aumento do fluxo sanguíneo cerebral

O aumento do fluxo sanguíneo cerebral após lesão do tecido nervoso secundário ao AVC é útil na sua reparação. A acupuntura atua aumentando a expressão de oxido nítrico (NO) no sangue periférico, aumentando o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) no córtex cerebral e tálamo, estimulando a proliferação das células endoteliais vasculares e a angiogênese.


Redução da geração das espécies reativas de oxigênio

Após a lesão do tecido nervoso, pode haver uma produção significativa de espécies reativas de oxigênio (ROS), que acentuam ainda mais o dano cerebral. A acupuntura mostrou atenuar a neuroinflamação na via colinérgica anti-inflamatória, melhorar a permeabilidade da barreira hematoencefálica, produzir um efeito antiapoptótico e atenuar a excitotoxicidade via receptores NMDA.


Retirado de: Chavez, L.M.; Huang, S.S.; MacDonald, I. et al. Mechanisms of acupuncture therapy in ischemic stroke rehabilitation: a literature review of basic studies. Int J Mol Sci. 2017 Oct 28;18(11). pii: E2270. doi: 10.3390/ijms18112270.


#acupuntura #AVC #reabilitacao #fisiatria #medicofisiatra


Referências:

  1. Chavez, L.M.; Huang, S.S.; MacDonald, I. et al. Mechanisms of acupuncture therapy in ischemic stroke rehabilitation: a literature review of basic studies. Int J Mol Sci. 2017 Oct 28;18(11). pii: E2270. doi: 10.3390/ijms18112270.

  2. Feng, R.; Zhang, F. The neuroprotective effect of electro-acupuncture against ischemic stroke in animal model: a review. Afr J Tradit Complement Altern Med 2014; 11(3): 25-29.

  3. Lu, L.; Zhang, X.; Zhong, L.D.L. et al. Acupuncture for neurogenesis in experimental ischemic stroke: a systematic review and meta-analysis. Scientific Report 2016 | 6:19521 | DOI: 10.1038/srep19521

39 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.