O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.
A mamona é um arbusto que cresce como "erva daninha" nas margens de estradas e terrenos baldios. Até pouco tempo atrás, o óleo de rícino era tão popular quanto o óleo de fígado de bacalhau. Não faltava nas casas uma garrafa com este óleo, que era dado às crianças quando tinham indigestão ou prisão de ventre aguda. Com a chegada massiva dos produtos farmacêuticos, aos poucos deixou de ser usado em favor destes. Atualmente é encontrado em inúmeros cosméticos, que utilizam o óleo extraído das sementes de mamona.
Nome científico: Ricinus communis.
Nomes comuns: mamona, rícino, carrapateira, bafureira, baga e palma-criste.
Parte da planta utilizada: sementes.
Composição: ácido ricilônico, ricina, proteínas, minerais.
Ação farmacológica: purgativa, desintoxicante, hidratante, antifúngica, anti-inflamatória.
Indicações: onicomicose, indigestão, intoxicação, pele seca, alopecia.
Contraindicações: alergia a algum dos seus componentes.
Modo de emprego:
Uso interno: compre apenas óleo de rícino de farmácia e siga as instruções. É útil para indigestão ou intoxicação alimentar em que é necessária uma evacuação completa e rápida.
Uso externo: é praticamente relegado à cosmética natural, como alongador de cílios, fortalecedor de unhas, clareador capilar e como carreador de óleos essenciais.
Um estudo sugere que a mamona pode auxiliar no tratamento da estomatite dentária em idosos institucionalizados.
Referências bibliográficas:
López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017
Pinelli LA, Montandon AA, Corbi SC, Moraes TA, Fais LM. Ricinus communis treatment of denture stomatitis in institutionalised elderly. J Oral Rehabil. 2013 May;40(5):375-80. doi: 10.1111/joor.12039. Epub 2013 Feb 26.
Comments