Malva-branca


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


A malva-branca é uma planta de origem europeia e asiática, que chega a quase 2 metros de altura. É uma das plantas medicinais mais antigas conhecidas no Ocidente. Tem em comum com a malva seu alto teor de mucilagem. Embora as folhas possam ser usadas, são as raízes que têm maior valor terapêutico. Xaropes e macerados são preparados com eles, úteis para tosse seca e problemas de garganta.


Nome científico: Althaea officinalis.

Nomes comuns: malva-branca, alteia, malvaísco, malvarisco ou malvavisco.

Parte da planta utilizada: raízes.

Composição: mucilagens, taninos, flavonóides.

Ação farmacológica: antitússico, anti-inflamatório.

Indicações: tosse, faringite.

Contra-indicações: alergia a algum dos seus componentes.

Advertências: a ingestão de preparações de malva-branca deve ser feita fora das refeições, pois pode interferir na absorção de alguns nutrientes.


Como usar: marinar 2 colheres de chá de malva-branca em 1/4 litro de água fria durante a noite. Tome 2-3 xícaras por dia adoçadas com mel. Existem xaropes para tosse contendo malva-branca isolada ou com outras plantas, à venda em lojas de produtos naturais.


As compressas de malva-branca associadas a compressas quentes e frias podem ser úteis no cuidado do ingurgitamento mamário em mulheres lactantes.


#fitoterapia #malvabranca #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais


Referências bibliográficas:

  1. López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

  2. Shahla Khosravan S, Mohammadzadeh-Moghadam H, Mohammadzadeh F, Fadafen SAK, Gholami M. The Effect of Hollyhock (Althaea officinalis L) Leaf Compresses Combined With Warm and Cold Compress on Breast Engorgement in Lactating Women: A Randomized Clinical Trial. J Evid Based Complementary Altern Med. 2017 Jan;22(1):25-30. doi: 10.1177/2156587215617106. Epub 2015 Nov 23.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo