top of page

Métodos de seleção dos pontos


Seleção dos pontos locais

Pontos locais são aqueles que se encontram sobre ou próximos da área doente. Este é talvez o método mais óbvio de seleção de pontos, mas de grande importância no tratamento de acupuntura, e não deve ser descartado, como às vezes é, como simplista ou sintomático. O exame das combinações clássicas encontradas neste texto de fato demonstra que o uso de pontos locais sempre foi um princípio fundamental da acupuntura.

Os pontos locais são muito usados ​​no tratamento de distúrbios do Zang Fu, do Fu extraordinário e dos órgãos dos sentidos. Exemplos incluem:

  • Tianshu E25 ou Shenque VC8 para diarreia.

  • Zhongwan VC12 para náusea.

  • Shanzhong VC17 para aperto no peito.

  • Guilai E29 para doenças do útero.

  • Yingxiang IG20 para doenças do nariz.

  • Jingming B1 para doenças dos olhos.

  • Tinggong ID19 para doenças dos ouvidos.

Comumente, pontos locais - sejam pontos de canal, pontos extraordinários ou pontos ashi - são agulhados na maioria dos casos de dor, e a palpação cuidadosa da área afetada, bem como o questionamento detalhado, devem ser usados ​​para determinar os canais ou pontos afetados. A principal exceção ao uso de pontos locais é em casos de dor aguda ou entorse, quando o médico pode exigir que o paciente mobilize a área afetada durante a agulhagem; neste caso local o agulhamento é obviamente impraticável e a seleção de pontos distais é favorecida.


Selção de pontos adjacentes

Pontos adjacentes são pontos localizados perto da área afetada. Exemplos incluem:

  • Xuehai BP10, Liangqiu E34 ou Yinlingquan BP9 para doenças da articulação do joelho.

  • Binao IG14 para doenças do ombro.

  • Jianjing VB21 ou Tianzong ID11 para doenças da mama.

  • Yangbai VB14 ou Fengchi VB20 para doenças dos olhos.

  • Waiguan TA5 para doenças da articulação do punho.

Seleção dos pontos distais

A utilização de pontos distais é o método mais utilizado no tratamento de acupuntura. A Ode aos Mistérios Elucidados refere-se às 'quatro origens e três fins'. As quatro origens são as extremidades dos membros, enquanto as três extremidades são a cabeça, o tórax e o abdome. Pontos nos membros (as quatro origens), especialmente na área entre os cotovelos e dedos e os joelhos e dedos dos pés, portanto, estão entre os pontos mais importantes do corpo e têm ampla aplicação no tratamento de distúrbios da cabeça, tórax , abdômen (as três extremidades) e também as costas.

De fato, não há ponto distal ao cotovelo ou joelho que não afete essas regiões. Tão importantes são os pontos distais que se diz em relação à teoria da raiz (ben) e manifestação (biao) que a raiz é o inferior e a manifestação é a superior, ou seja, no contexto dos canais, as extremidades dos membros são a raiz, e a cabeça, ombro, costas e peito são a manifestação.

O princípio primário da seleção de pontos distais é escolher um ponto do canal envolvido. Assim, por exemplo, pontos distais do canal shaoyang (Triplo Aquecedor e Vesícula Biliar) serão selecionados para cefaleia temporal, pontos distais do canal yangming (Intestino Grosso e Estômago) serão escolhidos para dor da face e testa, pontos distais do canal taiyang (Bexiga e Intestino Delgado) serão selecionados para dor de cabeça e dor occipital, e pontos do canal Jueyin Fígado serão selecionados para dor de cabeça de vértice. A seleção dos pontos distais requer um bom conhecimento dos canais, não apenas dos trajetos superficiais e profundos dos canais primários, mas também dos trajetos dos canais luo de conexão, divergentes e musculares. Por exemplo, Taichong F3 é selecionado como ponto distal para cefaleia de vértice porque o caminho interno do canal do Fígado ascende ao vértice para encontrar Baihui VG20. Vários pontos distais do canal do Fígado, que se envolve ao redor dos genitais, podem ser selecionados para distúrbios genitais, mas Ligou F5, o ponto de conexão luo é favorecido devido ao caminho do canal luo de conexão do Fígado que também ascende aos genitais.

O ponto Chengshan B57 é muito utilizado para hemorroidas devido ao trajeto do canal divergente da Bexiga até o ânus. Os pontos do canal do Estômago são freqüentemente usados ​​para tratar distúrbios do espírito, uma vez que o canal divergente do Estômago se conecta com o Coração, e o canal primário do Estômago sobe para se encontrar com o Du Mai em Shenting VG24 e Renzhong VG26 e, portanto, afeta o cérebro.

No tratamento de dores e distúrbios tanto do zangfu quanto dos canais, é prática comum combinar o uso de pontos locais, adjacentes e distais. Exemplos incluem:

  • Shuaigu VB8, Fengchi VB20 e Xiaxi VB43 para cefaleia temporal.

  • Rugen E18, Qimen F14 e Zulinqi VB41 para doenças da mama.

  • Zhongwan VC12, Shanzhong VC17 e Zusanli E36 para doenças do estômago.

  • Jlanp IG15, Rinao IG14 e Hegu IG4 para distúrbios do ombro anterior.

  • Naoshu ID10, Bingfeng ID12 e Houxi ID3 para distúrbios do ombro posterior.

Existem numerosos exemplos deste método nas combinações clássicas.


Seleção de pontos proximais

Nos distúrbios das extremidades, por definição, não há pontos distais e, nesses casos, alguns pontos proximais podem ser usados, por exemplo:

  • Kongzui P6, Zhizheng ID7, Yangxi IG5, Jianyu IG15 e Waiguan TA5 tratam todos os distúrbios dos dedos e da mão.

  • Feiyang B58 trata distúrbios dos dedos dos pés.

  • Xiajuxu E39, Chengjin B56 e Chengshan B57 trata distúrbios do calcanhar, pés e solas.

Seleção de pontos inferiores para tratar o superior

O princípio de selecionar pontos da parte inferior do corpo para tratar doenças da parte superior do corpo compartilha uma abordagem comum com o método de seleção de pontos distais e é um dos principais aspectos da seleção de pontos. Os seis canais primários Yang começam ou terminam na face, o Qi dos seis canais primários Yin atinge a cabeça por meio de seus canais divergentes e os canais extraordinários, com exceção do Vaso da Cintura, todos ascendem à cabeça.

O corpo humano, tendo as características de calor, atividade e transformação, é Yang por natureza e sofre com a tendência de seu Qi e Yang se elevarem excessivamente. O princípio de retirar o excesso selecionando pontos na parte inferior do corpo é, portanto, amplamente utilizado. Isso se reflete no Clássico Interno do Imperador Amarelo que diz "Quando a doença está acima, selecione [pontos] de baixo". Sem exceção, os pontos dos doze canais primários distais aos cotovelos e joelhos tratam distúrbios da cabeça, tórax e parte superior das costas, uma vez que o Jiao Superior está 'acima', enquanto os pontos distais dos canais do braço e perna estão 'abaixo' . Alguns pontos distais dos canais do braço tratam o Jiao Médio (por exemplo, Neiguan CS6), mas são exceções, e são os pontos que ficam abaixo dessas regiões, aqueles distais ao joelho, que geralmente precisam ser selecionados para tratar distúrbios do Jiao Médio e Inferior (abdômen superior e inferior, médio e inferior das costas). Essa teoria básica ajuda a explicar uma das aparentes contraindicações da prática da acupuntura, que é que poucos pontos dos canais do Intestino Grosso e Delgado tratam distúrbios intestinais. Uma vez que esses Fu estão no Jiao Inferior, os pontos mais eficazes para tratá-los estão nos membros inferiores, e os Intestinos Grosso e Delgado são atribuídos aos pontos he mar inferiores (Shangjuxu E37 e Xiajuxu E39 respectivamente).


Seleção de pontos superiores para tratar o inferior

A citação completa do Clássico Interno do Imperador Amarelo dada acima continua "... se a doença estiver abaixo, selecione pontos acima". Embora também seja um importante princípio de seleção de pontos, o uso de pontos na parte superior do corpo para tratar distúrbios abaixo é relativamente menos comum do que o seu oposto. Exemplos incluem:

  • Dicang E4 para distúrbio de atrofia com incapacidade de andar e inchaço da perna.

  • Renying E9 para vômitos e dor lombar.

  • Shuaigu VB8 para vômitos incessantes e frio no estômago.

  • Fubai VB10 para dor no ombro e braço, incapacidade de levantar o braço e flacidez da perna com incapacidade de andar.

  • Fengfu VG16 para dormência das pernas.

  • Baihui VG20 para opressão do coração, palpitações, prolapso retal e prolapso do útero.

  • Renzhong VG26 para rigidez, entorse e dor na coluna.

  • Huantiao VG30 ou Biguan E31 para distúrbios de toda a perna.

  • Jianyu IG15 para distúrbios de todo o braço.


Seleção dos pontos da parte da frente do corpo para tratar as costas e vice-versa

O Clássico das Questões Difíceis fala: "as doenças Yin viajam pela região Yang e as doenças Yang viajam pela região Yin. Os pontos Mu estão situados na região Yin, podem ser usados ​​para tratar doenças Yang; os pontos Shu estão situados na região Yang, podem ser usados para tratar doenças Yin".

O Pivô Espiritual diz que: "quando o Qi [reunir] no peito, para prevenir [as doenças, use pontos em ambos os lados do] peito e o ponto Shu nas costas [Feishu B13; quando o Qi [reunir] no abdômen, para evitar [uso da doença] o ponto Shu nas costas [Pishu B20].

Os pontos nas costas (principalmente os pontos Shu dorsais) são comumente selecionados para tratar distúrbios da frente do corpo, por exemplo Feishu B13, Jueyinshu B14, Xinshu B15 e Geshu B17 todos tratam dor ou opressão do peito, pontos Ganshu B18, Danshu B19, Pishu B20 e Weishu B21 todos tratam distúrbios abdominais.

Da mesma forma, os pontos na frente do corpo podem ser selecionados para tratar distúrbios nas costas, por exemplo, Zhongfu P1, Qihu E13, Burong E19 e Shiguan R18 tratam a dor do meio ou da parte superior das costas. Shuidao E28, Qichong E30, Qixue R13, Zhongzhu R15, Zhangmen F13, Guanyuan VC4, Yinjiao VC7 e Shuifen VC9 tratam distúrbios da coluna lombar.

Por esta razão, um método de seleção de pontos enfatiza a combinação de pontos da frente e de trás, muitas vezes os pontos Mu frontais e os pontos Shu dorsais, por exemplo Juque VC14 e Xinshu VC15 para distúrbios do Coração, Tianshu E25 e Dachangshu E25 para distúrbios do Intestino Grosso.


Seleção de pontos no centro para tratar as extremidades

A seleção de pontos no centro para tratar as extremidades é relativamente menos comum do que o seu oposto. No entanto, vários pontos podem ser usados ​​dessa maneira, por exemplo:

  • Rugen E18 para inchaço e dor no braço.

  • Daju E27 por perda de uso dos quatro membros e hemiplegia.

  • Daheng BP15 por incapacidade de levantar e mover os quatro membros.

  • Zhangmen F13 por incapacidade de levantar o braço.

  • Yaoyangguan VG3 para incapacidade de flexionar e estender o joelho, dor na parte externa do joelho e incapacidade de andar.

  • Mingmen VG4 para obstrução dolorosa e fria das mãos e pés.

  • Zhongji VC3 para exaustão dos quatro membros.

  • Guanyuan VC4 para tremor das mãos.


Seleção de pontos de um canal para tratar o seu canal relacionado interiormente-exteriormente

Exemplos deste método, mais comumente observados em relação aos pontos de conexão luo, incluem:

  • Hegu IG4 para auxiliar a função do Pulmão de distribuir o qi defensivo.

  • Pianli IG6 para promover a função do Pulmão de regular as passagens de água quando esta é prejudicada pelo vento exterior.

  • Fenglong E40 para resolver fleuma devido à desarmonia do Baço.

  • Zhizheng ID7 para regular e acalmar o espírito quando o Coração está em desarmonia.


Seleção de pontos de um par dos seis canais para tratar as doenças do outro

Exemplos incluem:

  • Zhigou TA6 do canal shaoyang da mão, o Triplo Aquecedor, para tratar a dor no hipocôndrio devido à desarmonia do canal shaoyang do pé, a Vesícula Biliar.

  • Neiguan CS6 do canal jueyin da mão, o Pericárdio, para resolver a estagnação do Qi no canal jueyin do pé, o Fígado, no peito e no hipocôndrio.


Seleção de pontos de acordo com as conexões do canal

Exemplos incluem:

  • Zhongfu P1 para regular a função do Estômago e tratar náuseas e vômitos, uma vez que o canal primário do Pulmão se origina no Jiao médio.

  • Pontos dos canais do Estômago ou da Bexiga para regular o espírito, pois ambos os canais divergentes passam pelo Coração.

  • Touwei E8 para tratar dores de cabeça na fronte, vértice ou occipital devido ao seu status como ponto de encontro do canal do Estômago com o canal da Vesícula Biliar e o vaso de ligação Yang (que liga todos os canais Yang do corpo, incluindo o Vaso regente e canal da Bexiga que juntos regem o vértice).

  • Sanyinjiao BP6, a interseção dos canais do Baço, Fígado e Rim, para tratar a maioria das doenças do abdome inferior, uma vez que todos esses canais passam por essa área.

  • Dazhui VG14, o ponto de encontro do Vaso Governador com todos os canais primários Yang para liberar fatores patogênicos do exterior (Yang).

Agulhamento cruzado

De um modo geral, os pontos são selecionados unilateralmente do lado afetado do corpo, ou então agulhados bilateralmente.

Este princípio de agulhamento contralateral é discutido no Pivô Espiritual que diz "inserção contralateral, ou seja, se a esquerda é afetada, a direita é tratada, e se a direita afetada, a esquerda é agulhada. Entre os exemplos clássicos deste método, o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão recomendava agulhar Dicang E4 esquerdo para doenças do lado direito da face, e vice-versa, e agulhar Dadun F1 esquerdo para transtorno de Shan do lado direito e vice-versa. versa, e os Métodos de Acupuntura e Moxabustão do Espelho Dourado da Medicina de Wu Qian especificaram que a moxa deve ser aplicada ao Tongtian B7 direito para distúrbios da narina esquerda e vice-versa.

Na prática clínica moderna, a hemiplegia crônica (de mais de três a seis meses de duração) é frequentemente tratada reduzindo primeiro os pontos do lado saudável e depois reforçando os pontos do lado afetado. O agulhamento contralateral também é comumente usado quando o lado afetado é muito doloroso para tratar ou quando, após o agulhamento, se deseja que o paciente mobilize a área dolorosa. Por exemplo, em casos de cotovelo de tenista, o lado saudável pode ser agulhado enquanto o paciente exercita o cotovelo afetado.

Outra forma de agulhamento cruzado enfatizada em distúrbios dolorosos agudos, especialmente entorses, seleciona pontos do tornozelo para tratar o punho oposto (e vice-versa), do joelho para tratar o cotovelo oposto (e vice-versa) e do quadril para tratar o ombro oposto (e vice-versa). Neste caso, as relações de seis canais são chamadas, por exemplo, Qiuxu VB40 direito, um ponto do canal shaoyang do pé na articulação do tornozelo seria selecionado para tratar a dor ou entorse da articulação do punho na área do Yangchi TA4 esquerdo, um ponto do canal shaoyang da mão. Entre as aplicações clássicas deste método, o Chize P5 no cotovelo era tradicionalmente indicado para vento de joelho de guindaste (inchaço e dor no joelho, com atrofia acima e abaixo da articulação).

Finalmente, deve-se notar que alguns canais atravessam o corpo. Exemplos são o canal primário do Intestino Grosso que cruza para o lado oposto da face em Renzhong VG26, e o canal do tendão do Intestino Grosso que cruza o topo da cabeça para se conectar com a mandíbula no lado oposto. Por esta razão, alguns praticantes preferem agulhar Hegu IG4 direito para distúrbios do lado esquerdo da face e vice-versa.


Seleção de pontos empíricos

O uso clássico e moderno de pontos de acupuntura pode frequentemente ser explicado por referência aos caminhos do canal e ao status do ponto (por exemplo, poço jing, shu, fenda xi, ponto de encontro hui, etc.). Freqüentemente, porém, a seleção de pontos distais é determinada por seu efeito empírico historicamente estabelecido. Exemplos de aplicações pontuais empíricas incluem:

  • Naohui TA13, Tianfu P3 e Binao IG14 são todos usados ​​no tratamento de bócio e escrófula. Embora todos os três canais ascendam para a região do pescoço ou da garganta, não há uma explicação simples para que esses pontos na parte superior do braço, em vez dos pontos shu mais poderosos e distais, tenham essa ação.

  • Tiaokou E38 é um importante ponto distal no tratamento da dor no ombro, embora o canal do Estômago não passe pela região do ombro.

  • Lingtai VG10 é um ponto empírico no tratamento de carbúnculos e furúnculos e feridas de cravo, embora não haja uma explicação teórica óbvia para que assim seja.

  • Lieque P7 tem sido tradicionalmente enfatizado para o tratamento da dor de cabeça, embora o canal do Pulmão não suba mais alto que a garganta.

  • Wangu ID4 é tradicionalmente indicado para icterícia, embora não haja uma explicação teórica óbvia para que isso ocorra.


Método de associação de cadeira e ponto de bloqueio

O método de associação de cadeia e ponto de bloqueio refere-se à seleção de pontos do ombro, cotovelo e mão ou punho para tratar distúrbios do membro superior e do quadril, joelho e tornozelo para tratar distúrbios do membro inferior. É frequentemente usado no tratamento de distúrbios de atrofia e hemiplegia quando os pontos são selecionados principalmente dos canais yangming. Comumente, portanto, Jianyu IG15, Quchi IG11 e Hegu IG4 são combinados para tratar os membros superiores, e Biguan E31, Zusanli E36 e Jiexi E41 para o membro inferior. O método não está, no entanto, confinado aos canais yangming, e uma abordagem semelhante combinaria Naoshu ID10, Xiaohai ID8 e Houxi ID3 para dor no ombro posterior, ou Chengfu B36, Weizhong B40 e Kunlun B60 para dor na nádega e perna posterior.


Pontos alternados

Quando a acupuntura é administrada com frequência, por exemplo, no tratamento de hemiplegia após insolação, ou para qualquer doença crônica e intratável, é prática comum alternar pontos ou prescrições de pontos para evitar superestimulação ou danos aos pontos. Assim, Jianyu IG15, Quchi IG11 e Hegu IG4 podem ser substituídos por Jianliao TA14, Shousanli IG10 e Yangchi TA4 no tratamento de distúrbio de atrofia do braço, ou Biguan E31, Zusanli E36 e Jiexi E41 pode ser substituído por Huantiao VB30, Yanglingquan VB34 e Qiuxu VB40 para distúrbio de atrofia da perna. Da mesma forma, os pontos adequados podem ser divididos em duas prescrições alternadas, uma da frente e outra das costas, por exemplo, em casos de dor epigástrica devido ao ataque ao estômago pelo Qi do fígado, Zhongwan VC12, Zusanli E36, Qimen F14 e Taichong F3 podem ser alternados com Weishu B21, Ganshu B18, Yanglingquan VB34 e Neiguan CS6.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page