Métodos de localização dos pontos de acupuntua


Após o diagnóstico e a escolha adequada de pontos, o sucesso do tratamento também depende da do conhecimento sobre a localização exata dos pontos, a técnica de inserção e a manipulação precisa da agulha. Existem várias formas para se localizar os pontos de acupuntura.


Relação anatômica

Muitos são os pontos de acupuntura que estão situados em locais anatomicamente demarcados, como em depressões, próximo às inserções de músculos e tendões, em espaços nas articulações, proeminências ósseas, e em sulcos da pele. No momento no qual o profissional treinado palpa determinadas regiões, o seu dedo "entra" no local exato do ponto de acupuntura.

Quando se utiliza as referências anatômicas é importante ter em mente que os marcadores de orientação podem ser fixos ou móveis.


Figura 1 - exemplo de ponto de acupuntura localizado através de uma referência anatômica. O ponto VB34 (yanglingquan) está localizado na depressão anterior e abaixo da cabeça da fíbula entre os músculos fibular longo e extensor longo dos dedos dos pés.


Os marcadores de orientação fixos não se alteram com a posição em que o corpo está e nem com os movimentos. Exemplos destes são as proeminências ou depressões ósseas, sulco ungueais, papilas mamárias, cicatriz umbilical, entre outros. A medição em cun do corpo é bem utilizada em associação aos marcadores de orientação fixo.

Os marcadores de orientação móveis são mais facilmente encontrados em uma posição corporal específica ou quando realiza determinados movimentos.


Medição proporcional da distância até o ponto

Este método é utilizado para pontos que não estão localizados exatamente na referência anatômica. Para isso, utiliza-se a medicação em cun do corpo.


Uso de aparelhos elétricos de localização dos pontos

No ponto de acupuntura há uma variação da resistência elétrica característica, que pode ser localizado através de dispositivos específicos.

Figura 2 - exemplo de localizador de ponto de acupuntura (modelo EL11 NKL). Fonte: www.bcmed.com.br


Técnica "very point"

Este método é caracterizado pela palpação com a agulha de determinada região até encontrar o ponto de maior sensibilidade relatada pelo paciente, no qual deve ser inserida a agulha.


Ver também: Medidas em cun do corpo


Referências bibliográficas:

Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

Ots, T. El método <<very point>>. Revista Internacional de Acupuntura 2010. 4(1): 5. DOI: 10.1016/S1887-8369(10)70002-8

Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo