Girassol


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


O girassol é uma das plantas mais cultivadas atualmente. As sementes são utilizadas como alimento, para extração de óleo (até 60%) e como forragem. Também para a produção de combustível vegetal ou biodiesel. Na fitoterapia tem múltiplas aplicações, tanto interna como externamente. Possui alto teor de vitamina E e ácidos graxos essenciais).


Nome científico: Helianthus annuus.

Nomes comuns: girassol, mirassol.

Parte da planta usada: sementes.

Composição: vitamina E, ômega 6, proteínas.

Ação farmacológica: hipocolesterolêmica, cicatrizante.

Indicações: hipercolesterolemia, estrias, cicatrizes.

Contra-indicações: alergia a algum dos seus componentes.


Modo de uso:

Uso interno: consumir sementes de girassol ou óleo cru, acrescentando-o a saladas ou torradas.

Uso externo: 1º óleo de semente de girassol prensado a frio, sozinho ou como ingrediente principal em algumas preparações. Por exemplo, oleato de calêndula, para feridas, cicatrizes e estrias. Aplicar 2 ou 3 vezes ao dia, enquanto for necessário.


A melhora do perfil metabólico de pacientes obesos foi observada em um estudo piloto.


#fitoterapia #girassol #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais


Referência bibliográfica:

  1. Leverrier A, Daguet D, Calame W, Dhoye P, Kodimule SP. Helianthus annuus Seed Extract Affects Weight and Body Composition of Healthy Obese Adults during 12 Weeks of Consumption: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Pilot Study. Nutrients 2019 May 15;11(5):1080. doi: 10.3390/nu11051080.

  2. López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo