Eufrásia


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


A eufrásia é uma planta nativa da Europa Central, Ásia e América do Norte, onde cresce em prados e pastagens. Comum em prados de meia montanha até 2000 m de altitude, prefere ambientes úmidos e solos acidófilos. Floresce no hemisfério norte entre maio e setembro. É uma pequena planta anual com um caule quadrado e caído que pode atingir 5-25 cm de altura. As folhas são ovais, numerosas, opostas, nervuradas e dentadas. As flores, em cachos soltos, apresentam corola branca com tonalidade malva ou vermelha com listras roxas e mancha amarela no lábio inferior. A fruta é uma vagem.


Nome científico: Euphrasia rostkoviana.

Nomes comuns: eufrásia, consolo-de-vista.

Parte da planta utilizada: flores.

Composição: eufrosídeo, tanino, flavonóides.

Ação farmacológica: oftálmica, anti-inflamatória, adstringente.

Indicações: conjuntivite, terçol.

Contra-indicações: alergia a algum dos seus componentes.

Advertências: recomenda-se apenas o uso externo.


Modo de usar: aquecer 1/4 litro de água até ferver e despejar sobre 1 colher de chá de colírio. Deixar em infusão e espere até que esteja completamente frio. Fazer banhos oculares ou aplicar em gotas, 3 vezes ao dia, até que o problema seja resolvido. Existem preparações que contêm eufrásia, à venda em lojas especialziadas de produtos naturais.


#fitoterapia #eufrasia #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais


Referência bibliográfica:

López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo