Diretrizes práticas para aconselhamento nutricional


O papel da nutrição energética na Medicina Tradicional Chinesa

A nutrição tem desempenhado um papel importante no sistema médico tradicional da China há muitos séculos e continua a fazê-lo. Os médicos chineses sempre consideraram a comida como remédio. Comer uma dieta equilibrada era como o corpo era mantido em harmonia. A mudança das condições climáticas ao longo do ano foi levada em consideração, ajustando a dieta com a escolha dos ingredientes apropriados.

Hoje, a nutrição ainda está firmemente enraizada na consciência pública chinesa e é considerada um elemento essencial para alcançar uma vida longa e plena. A dieta energética é essencialmente uma dieta preventiva. Fatores climáticos externos determinam as escolhas alimentares diárias. Em épocas de frio extremo, pratos com temperos amargos proporcionam maior nutrição ao corpo. No inverno, a ênfase está no aquecimento e na louça quente, enquanto em tempos de extremo calor externo, o corpo é acalmado com a refrigeração. Essa dieta preventiva pode ser praticada em outras partes do mundo e pode ser seguida pela maioria das pessoas. Não requer nenhum conhecimento especial além de uma compreensão geral dos princípios nutricionais chineses. Dietas terapêuticas que tratam do desequilíbrio, no entanto, exigem um diagnóstico claro e o desenvolvimento de uma estratégia de terapia por um profissional da Medicina Tradicional Chinesa.


Indicações gerais para dietética energética

  • Regeneração geral diária e equilíbrio de Qi, Sangue (Xue), fluidos corporais (Jin Ye) e espírito (Shen).

  • Suplementação específica de Qi, Yang, Yin e especialmente Sangue (Xue) e fluidos corporais (Jin Ye).

  • Estabilizar, revigorar ou acalmar o Espírito (Shen).

  • Preservar a essência (Jing) com alimentos de alta qualidade e hábitos alimentares regulares.

  • Complementando e equilibrando os Órgãos e Vísceras (Zang Fu).

  • Suplementar, regenerar e mover o Qi de defesa (Wei Qi).

  • Complementando e equilibrando o Baço-Pâncreas e o Estômago.

  • Equilibrar efeitos perturbadores causados ​​pelo clima ou por outros fatores externos.

  • Harmonizando o corpo com as estações do ano.


Em essência, a dieta influencia todas as funções e processos do corpo. Algumas outras indicações comprovadas para nutrição energética também devem ser mencionadas:

  • Auxiliar na formação do Aquecedor Central em crianças.

  • Tratar padrões de desarmonia em crianças.

  • Prevenção durante a gravidez, fortalecendo o Qi, particularmente Sangue (Xue) e fluidos corporais (Jin Ye).

  • Regeneração geral após o parto, principalmente em casos de exaustão.

  • Tratamento específico de distúrbios constitucionais.

  • Tratamento de distúrbios causados ​​pela umidade e mucosidade.

  • Tratamento de condições agudas e crônicas, incluindo distúrbios do sistema respiratório, alergias, distúrbios gastrointestinais agudos e crônicos, distúrbios da pele, distúrbios ginecológicos, sintomas da menopausa, distúrbios urológicos, insônia, instabilidades psicológicas, exaustão, ganho de peso, hiperatividade.


A nutrição energética não tem nada a ver com dietas rígidas ou instruções que devem ser seguidas de forma inflexível. Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, o prazer que envolve todos os sentidos é uma parte vital de qualquer dieta.

Os princípios da nutrição chinesa podem ser aplicados a qualquer cozinha ou estilo de culinária. O único conhecimento necessário é o entendimento dos princípios térmicos e energéticos dos alimentos, especiarias e métodos de cozimento, e a conscientização dos ajustes a serem feitos para as estações do ano, os efeitos climáticos, a constituição física e as sensibilidades e paladares individuais.


Como realizar o aconselhamento nutricional energético

O conhecimento básico da nutrição chinesa permite que qualquer pessoa gerencie sua saúde escolhendo os alimentos certos e desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis. Isso requer principalmente um conhecimento da natureza térmica dos alimentos para responder adequadamente a mudanças sazonais, fatores climáticos como frio, umidade e calor do verão ou condições físicas ou emocionais extremas. tensão.

As pessoas interessadas na prevenção através da dieta podem se beneficiar com a consulta de um profissional qualificado na Medicina Tradicional Chinesa, que pode dar conselhos específicos. A confiança que um profissional pode incutir para a aplicação individualizada da nutrição energética em casa faz com que essa consulta seja um investimento valioso.Importante:

A terapia nutricional projetada para o tratamento de doenças sempre deve ser baseada em um diagnóstico informado por um profissional qualificado na Medicina Tradicional Chinesa. A terapia deve considerar as possibilidades e as limitações do tratamento nutricional. A terapia dietética é comumente usada em conjunto com outros métodos da Medicina Tradicional Chinesa. Profissionais experientes na Medicina Tradicional Chinesa podem obter excelentes resultados combinando os seus conhecimentos com o diagnóstico e a terapia da medicina ocidental

.Ao prescrever uma dieta preventiva, reconheça as preferências individuais de seus pacientes para obter a maior adesão possível. Nos casos em que uma dieta terapêutica é apropriada, as preferências do paciente podem fornecer pistas terapêuticas valiosas para os padrões de desarmonia. A constituição de um paciente deve estar no centro de qualquer decisão tomada sobre prescrições alimentares. As recomendações alimentares sempre precisam ser adaptadas às estações do ano e aos fatores bioclimáticos. A nutrição chinesa requer mais tempo do que outros tratamentos e, portanto, um pouco de paciência. Informe seus pacientes que resultados tangíveis podem não ser sentidos ou vistos por semanas ou meses, mas que, uma vez alcançados, esses resultados podem durar uma vida. Informe seus pacientes que a terapia dietética é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis ​​e benéficos que os manterão em boa saúde nos próximos anos.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

0 visualização

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.