Coentro


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


O coentro é uma erva anual com caules retos, folhas compostas, flores brancas e frutas aromáticas, comumente utilizada na culinária mediterrânea, indiana, latino-americana, chinesa e do sudeste asiático. Todas as partes da planta são comestíveis, mas geralmente são usadas as folhas frescas e as sementes secas. Os frutos maduros secos são usados ​​como tempero e são essenciais na culinária indiana, em preparações como o curry. Em alguns países da América Latina, como México, Venezuela, Colômbia e Chile, as folhas são usadas frescas, inteiras ou picadas, da mesma forma que a salsa é usada em outros países.


Nome científico: Coriandrum sativum

Nomes comuns: coentro, salsa chinesa.

Partes da planta usadas: frutos e folhas.

Composição: óleo essencial, tanino.

Ação farmacológica: digestiva, aperitivo, quelante, desintoxicante.

Indicações: dispepsia, perda de apetite, envenenamento por chumbo, intoxicação, hidrargirismo.

Contra-indicações: alergia a algum dos seus componentes.


Modo de emprego

Aquecer 1/4 litro até ferver. Adicionar 1 colher de chá de sementes de coentro e deixar descansar por 10 minutos. Tomar 3 xícaras por dia.

Para a eliminação de metais pesados, basta adicionar folhas frescas de coentro aos pratos que você cozinha diariamente.


De acordo com alguns estudos, o C. sativum pode ser considerado um alimento funcional devido à sua ampla gama de benefícios cardiovasculares, como efeitos anti-hipertensivos, antiaterogênicos, antiarrítmicos, hipolipidêmicos e cardioprotetores.


#fitoterapia #coentro #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais


Referências bibliográficas:

  1. López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

  2. Mahleyuddin NN, Moshawih S, Ming LC, Zulkifly HH, Kifli N, Loy MJ, Sarker MMR, Al-Worafi YM, Goh BH, Thuraisingam S, Goh HP. Coriandrum sativum L.: A Review on Ethnopharmacology, Phytochemistry, and Cardiovascular Benefits. Molecules. 2021 Dec 30;27(1):209. doi: 10.3390/molecules27010209.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo