Afinal de contas, o que é um médico fisiatra?

Atualizado: 18 de Ago de 2019

Essa é uma pergunta muito comum e quero poder esclarecer essa dúvida neste post.



O desconhecimento da existência da nossa especialidade ou a confusão com a fisioterapia são muito frequentes. O médico fisiatra é o médico especialista em medicina física e reabilitação, ou seja, realizou a graduação em medicina e posteriormente fez uma especialização latu sensu (residência médica) em medicina física e reabilitação, com duração de três anos.

O médico fisiatra é treinado para realizar a avaliação do paciente com um olhar sobre os diversos aspectos da funcionalidade de uma pessoa, ou seja, da capacidade de determinado indivíduo realizar as tarefas do seu dia a dia, desde as mais básicas, como se alimentar, tomar um banho e se locomover, até tarefas mais complexas, como tocar um instrumento musical ou praticar uma atividade esportiva.

Os aspectos avaliados englobam:

  • a estrutura e a função dos órgãos do corpo, especialmente o sistema locomotor e o sistema nervoso, além de outros sistemas que podem ser afetados pela imobilidade;

  • a interferência dos danos estruturais e fisiológicos sobre as capacidades funcionais;

  • a inserção do indivíduo no seu contexto de vida pessoal, familiar e social, diante da presença da incapacidade.

Ou seja, o médico fisiatra é o médico que avalia e acompanha pessoas que tenham algum tipo de incapacidade (dolorosa, motora e/ou cognitiva) decorrente de algum problema de saúde auxiliando no seu tratamento, reabilitação e qualidade de vida.


#medicofisiatra #fisiatria #reabilitacao

49 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.