Bases gerais para o fortalecimento do Qi de defesa (Wei Qi)


O Qi de defesa protege o corpo contra doenças. Ele circula fora dos canais do corpo, principalmente na superfície do corpo. A função mais importante do Qi de defesa é fornecer proteção contra fatores patogênicos externos, como vento, frio, calor e umidade. Ao mesmo tempo, aquece e umedece a pele e os músculos. Como circula abaixo da superfície da pele, o Qi de defesa é governado principalmente pelos pulmões. O Qi de defesa impede que os patógenos entrem no corpo, regulando a abertura e o fechamento dos poros da pele. Se a energia do Pulmão estiver muito fraca, os poros não fecham a tempo, permitindo que os patógenos penetrem e causem distúrbios. A deficiência de Qi no Pulmão pode resultar em menor resistência, o que, por sua vez, pode levar ao aumento da suscetibilidade a resfriados.

Enquanto o Pulmão é responsável ​​pelo controle e distribuição do Qi de defesa, o Aquecedor Central também contribui para a produção do Qi de defesa, juntamente com o Estômago e o Baço-Pâncreas. Se esses dois órgãos estão em estado de deficiência, o suprimento de Qi de todo o corpo é reduzido, o que afeta a quantidade e a qualidade do Qi de defesa. O Qi da essência original (pré-natal) do Rim também desempenha um papel menor na produção do Qi de defesa.

Em resumo, existem três sistemas de energia responsáveis ​​por uma boa defesa:

  1. Qi do Pulmão (governa e distribuir o Qi de defesa), Qi do Estômago e do Baço-Pâncreas

  2. Qi original da essência do Yang do Fígado

  3. Qi de defesa é uma energia Yang fugaz e ativa. Com seu papel na abertura e fechamento dos poros, está intimamente associado à secreção de fluidos corporais (suor). Durante o dia, circula principalmente nos canais Yang da superfície do Yang maior (Tai Yang) Yang menor (Shao Yang) e Yang Ming. À noite, ele flui de volta para os Intestinos, Rim, Coração, Pulmão, Fígado e Baço-Pâncreas.


Sintomas

Sintomas gerais da deficiência de Qi ou de Yang: tez pálida; sensação de frio, tremores e aversão ao frio; extremidades frias; fadiga física e emocional; apatia geral; transpiração espontânea (deficiência de Qi do Pulmão).

Sintomas durante a fase aguda de um resfriado: calafrios, sensação de frio nas costas ao longo do canal Yang maior (Tai Yang), dor nas articulações; coriza com secreção líquida e clara; espirros, sensíveis ao frio, exaustão (sintomas de um ataque vento-frio no corpo).


Causas

Fatores que enfraquecem o Qi do Pulmão: fraqueza constitucional; postura inadequada com acentuação da cifose torácica (dificulta a respiração e, portanto, leva à falta de Qi do Pulmão); tabagismo; dano ao Qi do Pulmão por fatores patogênicos externos (vento-frio ou vento-calor); excesso de trabalho; sofrimento prolongado.

Fatores que enfraquecem o Baço-Pâncreas e o Estômago

Fatores que enfraquecem o Yang e a essência do Rim


Terapia

Reforçar o Yang do corpo: R7, E36 (Moxa), VG4

Tonificar o Qi do Pulmão: P9, P7 (Moxa), B13, B12

Tonificar o Aquecedor Central: E36, B20

Tonificar o Yang do Rim: R7, B23 (Moxa), VG4


Terapia Nutricional


Evitar:

Todos os alimentos que podem enfraquecer o Yang do corpo, por exemplo, alimentos de natureza térmica fria ou gelada, como alimentos crus, saladas, frutas frias, laticínios, bebidas frias.

Durante a fase aguda de um resfriado comum, evite todos os alimentos que aumentam a formação de mucosidade para proteger o Qi do Pulmão enfraquecido de possíveis distúrbios da fleuma e para evitar sobrecarregar o Baço-Pâncreas (bananas, laticínios, alimentos crus e alimentos muito oleosos e gordurosos)


Recomendado:

Sabores picante-quente e picante-morno que fortalecem o elemento metal para suplementar e apoiar o Qi de defesa.

Durante o início agudo de um resfriado, evite o sabor azedo. Na Medicina Tradicional Chinesa, todas as frutas cítricas são contra-indicadas durante um resfriado. A razão é a direção do movimento do sabor azedo. Ele se move para dentro e, assim, evita que o Qi de defesa já enfraquecido chegue à superfície e evite os fatores patogênicos penetrantes. Isso resulta no fechamento insuficiente dos poros da pele, criando um caminho relativamente fácil para a entrada de fatores patogênicos através da pele. O sabor azedo possibilita que fatores patogênicos localizados na superfície do corpo se movam para camadas mais profundas. Portanto, a Medicina Tradicional Chinesa acredita que suco de limão quente e grandes porções de frutas cítricas, como laranjas e limões, não devem ser consumidos durante o resfriado.

Na terapia herbal chinesa, o astrágalo (huang qi) é um remédio importante para suplementar o Qi de defesa.

No estágio inicial de um resfriado, é importante tratar os sintomas (resfriados e calafrios) com a forte energia Yang dos sabores picante-quente e picante-morno. Isso move o Qi de defesa, abre os poros por um curto período de tempo para permitir a expulsão de fatores patogênicos, como o frio, dissipa o frio e o vento patogênico externo, limpa a superfície do corpo e fortalece o Yang e o Qi de defesa no corpo.


Recomendado:

Especiarias: gengibre fresco. pimenta, pimentão, chá com especiarias picantes (por exemplo, chai)


Decocção de gengibre fresco com cebola verde (primavera):

Cozinhe pedaços de gengibre fresco e cebola verde do tamanho de um polegar em 0,5L de água por cerca de 10 minutos. Beba uma a duas xícaras deste líquido enquanto quente.

Todos os alimentos com potencial Yang são recomendados para fortalecer o Qi de defesa. Os sabores doce-quente ou doce-morno são especialmente adequados para complementar o queimador central. Sabores salgados-quentes e salgados-mornos podem fortalecer os rins. O corpo é especialmente suscetível à energia patogênica à noite, uma vez que o Qi de defesa circula mais profundamente no corpo durante esse período, deixando a superfície desprotegida.

Muito pouco sono e muita atividade noturna aumentam a suscetibilidade a distúrbios causados externamente.

A terapia nutricional pode fortalecer individualmente órgãos específicos com certos alimentos. Além de tonificar geralmente o Yang corporal por meio do Rim, do Baço-Pâncreas, do Estômago e do Pulmão, a tonificação do Qi do Pulmão é especialmente aconselhável para fortalecer as defesas do corpo.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

772 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.