top of page

B17 Geshu


Geshu - Bexiga 17

Ponto do Diafragma


Ponto de influência hui do sangue


Localização

1,5 cun lateral à borda inferior do processo espinhoso da sétima vértebra torácica (T7).

Localize no ponto mais alto visível dos músculos paravertebrais.


Agulhamento

Inserção oblíqua em direção à coluna vertebral, 0,5 a 1 cun, ou inserção transversal-oblíqua 1 a 1,5 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular ou oblíquo longe da coluna apresenta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Revigora o sangue e dissipa a estase

Esfria o calor do sangue e estanca o sangramento

Nutre e harmoniza o sangue

Harmoniza o diafragma e promove a descendência do Qi rebelde


Indicações

Opressão do peito, dor no coração, dor aguda no coração, mania-depressão, tosse e dispneia, obstrução dolorosa da garganta.

Dor epigástrica, plenitude abdominal e região costal lateral, vômitos, vômitos de comida ingerida no dia anterior, soluço, constrição esofágica, ingestão difícil, refluxo estomacal, incapacidade de comer, dor cardíaca ao comer, icterícia.

Tossir sangue, vomitar sangue, cuspir sangue, hemorragia nasal, sangue nas fezes, todas as doenças do sangue, urticária.

Tontura, febre alta, sudorese noturna, distúrbio ósseo fumegante, sudorese espontânea, febre com ausência de sudorese, aversão ao frio.

Obstrução dolorosa em todo o corpo, dor em todo o corpo, dor na pele, carne e ossos, esticamento e bocejos frequentes, peso no corpo, inchaço, distensão e dor no corpo, cansaço nos quatro membros, letargia sem desejo de se mover, sonolência, dor nas costas, rigidez da coluna.


Comentários

Geshu B17 é o ponto de encontro hui do sangue e, como seu nome 'Shu do Diafragma' indica, é uma espécie de ponto honorário shu-dorsal do diafragma, embora geralmente não seja listado como tal. Essas duas propriedades informam suas principais ações.

Geshu B17 tem sido considerado um ponto vital no tratamento da mais ampla gama de doenças do sangue, de fato, muitos clássicos simplesmente afirmam que este ponto pode ser usado para "todas as doenças do sangue". Embora de apresentação variada e complexa, os distúrbios do sangue podem ser generalizados como sendo de três tipos principais: estagnação do sangue, calor do sangue e deficiência do sangue.

O comprometimento da circulação sanguínea e consequente estagnação do sangue pode ser devido à estagnação ou deficiência de qi, lesão traumática, hemorragia, penetração de frio, deficiência de sangue, calor, doença crônica ou fatores emocionais. A variedade de sintomas que a estagnação do sangue pode causar é extensa, mas destes o principal é a dor. A dor do tipo excesso pode ser devida à estagnação do qi ou estagnação do sangue, conforme refletido no famoso ditado "sem movimento há dor, com movimento não há dor". A dor devido à estagnação do qi é caracterizada por uma tendência a se mover e flutuar, enquanto a dor devido à estagnação do sangue é fixa e lancinante. De acordo com Wang Qing-ren, o autor da dinastia Qing de Corrigindo os Erros na Medicina "sempre que há dor no abdômen que não se move, é estase de sangue". Tang Rong-chuan no Tratado sobre Distúrbios do Sangue disse "... Quando a estagnação do sangue está entre o Jing Luo e o Zang Fu, todo o corpo sente dor ... quando está no Jiao superior ... há uma dor lancinante e obstinada do braço, tórax e diafragma... quando está no Jiao médio há dor no abdome e região costal lateral". Como fica claro em suas indicações, Geshu B17 é aplicável em todos esses casos. Deve-se notar, no entanto, que devido à sua localização e sua ação especial no diafragma que cruza o jiao superior e médio, sua principal esfera de ação é nessas duas áreas e é menos usada para estase de sangue no Jiao inferior. Geshu B17 também é um ponto importante para tratar vários tipos de febre devido à estagnação do sangue.

O Tratado sobre Distúrbios do Sangue afirma "quando a estagnação do sangue está ao nível dos poros, o Qi nutritivo e o qi defensivo não estão harmonizados, há febre acompanhada de calafrios... há calafrios e febre alternados ... quando está no nível dos músculos e da carne, haverá febre ardente ... quando está no Jing Luo e no Zang Fu ... há necessariamente febre de consumo de osso fumegante". Finalmente, de acordo com Wang Qing-ren em Corrigindo os Erros na Medicina "No padrão de mania-depressão, onde há choro e riso contínuos, xingamentos e cantos... os Zang Fu estiverem desconectados, [o paciente] estará como se estivesse em um sonho". Esta citação enfatiza a relação da estagnação do sangue com distúrbios psicoemocionais graves. Embora Wang Qing-ren atribua o local da doença ao cérebro, conforme discutido em outro lugar (veja a discussão introdutória que precede os pontos dos vasos governantes), há uma sobreposição entre o coração e o cérebro nas várias tradições da Medicina Chinesa. Seja qual for a localização do distúrbio, no entanto, a patologia é semelhante. A estagnação do sangue pode perturbar diretamente o espírito ou, alternativamente, a estagnação do sangue pode obstruir os vasos sanguíneos e se transformar em calor. O calor agita o espírito, enquanto a estagnação do sangue impede que a nutrição do sangue fresco chegue ao coração e ao cérebro.

A combinação de calor e deficiência de sangue no Coração leva a um espírito desnutrido e inquieto.

Geshu B17 é um ponto importante para muitos tipos de distúrbios hemorrágicos, principalmente devido ao calor do sangue ou estagnação do sangue, incluindo tosse com sangue, vômito com sangue, cuspir sangue, sangramento nasal e sangue nas fezes. O calor que entra no nível sanguíneo pode ser devido a várias causas, incluindo calor constitucional, calor patogênico externo, consumo excessivo de alimentos ou bebidas excessivamente quentes ou calor de excesso ou tipo de deficiência gerado pela desarmonia do Zang Fu. Quando o calor agita o sangue, faz com que ele se mova de forma imprudente e exploda para fora dos vasos, dando origem a uma hemorragia que geralmente é aguda e profusa.

Geshu B17 é capaz de resfriar o sangue e parar o sangramento, principalmente do Jiao superior e médio (Pulmão e Estômago). Outra causa importante de hemorragia é a estagnação do sangue. Quando o sangue está estagnado e não se move, ele se acumula e pode ser forçado para fora dos vasos, dando origem a hemorragias caracterizadas por seu caráter intermitente, coloração arroxeada escura e presença de coágulos. Ao mesmo tempo, a hemorragia devido a qualquer etiologia é em si uma importante causa de estagnação do sangue, pois o sangue que é forçado a sair dos vasos facilmente se acumula e estagna. Isso se reflete no ditado "onde há hemorragia, há estase". A estreita inter-relação entre o calor do sangue, a estase do sangue e a hemorragia é ainda ilustrada pelo fato de que o calor do sangue pode condensar e secar o sangue, dando origem à estase, conforme declarado no Tratado sobre Doença Febril Epidêmica Quente "Porque o fogo estagnado latente evapora o fluido do sangue, o sangue ferve e forma estase".

A capacidade de Geshu B17 de nutrir o sangue (e o Yin) é claramente ofuscada nas indicações clássicas por sua capacidade de resolver a estagnação do sangue e o calor. Existem três áreas, no entanto, que refletem suas propriedades nutritivas e tonificantes. A primeira é sua capacidade de tratar distúrbios como suor noturno e distúrbios ósseos fumegantes devido à deficiência grave de sangue e Yin. A segunda é a combinação de Geshu B17 com Danshu B19 conhecido como as 'quatro flores'. As quatro flores foram mencionadas pela primeira vez em Segredos de um Oficial da Fronteira por Wang Tao, que não especificou os pontos, mas descreveu um método de localização complexo. Aconselhou amarrar um pedaço de barbante no pescoço, com um nó feito no nível do Jiuwei VC15.

Quando se permite que o barbante caia pelas costas, o nó ficará na coluna vertebral no ponto de cruzamento de duas linhas diagonais, cuja extremidade leva a um dos quatro pontos.

O Clássico de Complementar a Vida com Acupuntura e Moxabustão no século 13 definiu pela primeira vez os quatro. flores pelo nome de Geshu B17 e Danshu B19 e disseram que dominavam o sangue, sendo indicadas (para tratamento por moxabustão) para transtorno de consumo de impostos.

Uma terceira aplicação da propriedade nutritiva do sangue de Geshu B17 é sua capacidade especial de tratar a deficiência de sangue aliada à estagnação do sangue. Há muito se sabe que após uma hemorragia, a consequente estagnação do sangue impede a formação de sangue novo. Isso se reflete no ditado "se a estagnação do sangue não for transformada, novo sangue não pode ser gerado", e na afirmação de Tang Rong-chuan no Tratado sobre Distúrbios do Sangue "Sangue involuntário, hemorragias nasais e sangue nas fezes, o sangue sai os canais; qualquer sangue que tenha saído dos canais é separado e não mais conectado com o sangue que nutre todo o corpo...

Assim, ao se acumular fora dos canais, a estagnação do sangue pode levar diretamente à deficiência de sangue, pois não há mais sangue suficiente para nutrir o corpo.

A ação de Geshu B17 sobre a obstrução dolorosa (comumente chamada de vento-umidade na medicina chinesa) que afeta todo o corpo, reflete sua ação de regular o sangue. A obstrução dolorosa prolongada pode dar origem à estagnação do sangue ou à deficiência de sangue, enquanto a deficiência de sangue pode tornar uma pessoa propensa à invasão por vento e umidade. A importância de tratar o sangue nesses casos é refletida no ditado "para tratar o vento, primeiro trate o sangue; uma vez que o sangue se mova, o vento será dissipado".

Como o próprio nome 'Shu do Diafragma' indica, Geshu B17 tem uma ação importante no diafragma que fica entre o Jiao superior e o médio. Ao harmonizar o diafragma, Geshu B17 é capaz de descer o Qi rebelde do Pulmão no Jiao superior (tosse e dispneia) e do Estômago no jiao médio (vômito, refluxo estomacal, soluço e ingestão difícil). Geshu B17 é especificamente indicado para constrição esofágica caracterizada por dificuldade de deglutição e, nos últimos estágios, vômitos à noite o que foi ingerido pela manhã e vômitos pela manhã o que foi ingerido na noite anterior.

Finalmente, devido à sua ação no diafragma e no estômago e, por extensão, no Baço, Geshu B17 é indicado para vários tipos de líquidos retidos, causando sintomas como peso, inchaço, distensão e dor no corpo, cansaço nos quatro membros , sonolência e catarro frio do diafragma e do estômago.


Combinações

Vômito: Geshu B17 com moxabustão em Zhangmen F13 e Zhongwan VC12 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Catarro frio no diafragma e no estômago: Geshu B17 e Shuaigu VB8 (Suplementando a Vida).

Contração e frio do ombro e costas com dor na face interna da escápula: Geshu B17, Yixi B45, Jinmen B63 e Chize P5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Garganta com obstrução dolorosa: Geshu B17 e Jingqu P8 (Suplementando a Vida).

Dor óssea: Geshu B17, Zigong VC19 e Yutang VC18 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page