top of page

B13 Feishu


Feishu - Bexiga 13

Ponto do Pulmão


Ponto Shu-dorsal do Pulmão


Localização

1,5 cun lateral à borda inferior do processo espinhoso da terceira vértebra torácica (T3).

Localize no ponto mais alto visível dos músculos paravertebrais.


Agulhamento

Inserção oblíqua em direção à coluna vertebral, 0,5 a 1 cun, ou inserção transversal-oblíqua 1 a 1,5 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular ou oblíquo longe da coluna apresenta um risco substancial de causar um machado de pneumotórax.


Ações

Tonifica o Qi do Pulmão e nutre o Yin do Pulmão

Desce e dissemina o Qi do Pulmão

Limpa o calor do Pulmão

Libera o exterior


Indicações

Tosse, dispneia, asma, plenitude torácica, falta de ar sem vontade de falar, tosse persistente em crianças, pulmão frio, sensação de calor no peito, dor no peito, dificuldade respiratória ao deitar, tosse com catarro, abcesso pulmonar, ataque do pulmão pelo vento, pulso rápido, febre, sudorese noturna com calafrios e febre e aversão ao frio, tremores de frio, ausência de sudorese, obstrução dolorosa na garganta.

Atrofia pulmonar, consumo, consumo com distúrbio ósseo fumegante, febre por deficiência, febre das marés, sudorese noturna, sangue cuspido, distúrbio de perda e sede, secura da boca e língua, agitação por deficiência.

Mania, calor no corpo, andar louco com desejo de cometer suicídio, epilepsia.

Plenitude sem prazer em comer, vômito, vômito líquido após comer, vômito com espuma, bócio, icterícia, dor na carne e coceira na pele, urticária.

Dor na parte superior das costas e ombros, coluna torta, costas de tartaruga em crianças, dor lombar e rigidez.


Comentários

Feishu B13 é o ponto shu-dorsais do Pulmão, onde o Qi do Pulmão emana do interior para a superfície do corpo, e em comum com todos os pontos shu-dorsais, especialmente os do Zang Yin, tem um forte ação de regular e tonificar seu Zang Fu correspondente no nível mais profundo. Feishu B13 é o ponto de acupuntura preeminente para tratar todos os distúrbios do Zang do Pulmão.

Feishu B13 é um ponto essencial para tonificar o Qi do Pulmão e nutrir o Yin do Pulmão. A deficiência de qi do pulmão pode derivar de deficiência constitucional, doença pulmonar anterior, doença crônica, extrema tristeza e pesar, trabalho excessivo na mesa (especialmente com as costas curvadas), trabalho físico excessivo ou falta de exercício. Caracteriza-se por sintomas como tosse fraca, dispneia e asma que pioram com o esforço e falta de ar sem vontade de falar. Segundo um ditado da medicina chinesa "O Pulmão é a porta de entrada da voz". Portanto, quando há insuficiência de Qi do Pulmão, há falta de vigor na voz, falar prontamente cansa a pessoa e há falta de vontade de falar. De acordo com as Questões Essenciais "Todo Qi está subordinado ao Pulmão". Como o Pulmão domina o Qi de todo o corpo, também pode haver sinais de deficiência geral de Qi, como lassidão, palidez facial e pulso fraco. Nesses casos, Feishu B13 é frequentemente combinado com pontos como Taiyuan P9, Shanzhong VC17, Zusanli E36 e Pishu B20. Em casos de deficiência crônica de Qi do Pulmão que dá origem a asma ou tosse que piora no inverno, a moxabustão intensiva é freqüentemente aplicada ao Feishu B13 nos meses de verão.

A deficiência de yin do Pulmão pode derivar de deficiência prolongada do qi do Pulmão, excesso de trabalho, doença febril que consome Yin ou deficiência de Yin do Rim que falha em nutrir e sustentar o Yin do Pulmão. É caracterizada por tosse ou asma com escarro seco, pegajoso ou tingido de sangue, sudorese noturna e secura da boca, garganta e língua. Em casos mais graves, pode haver febre tidal, distúrbio ósseo fumegante, agitação por deficiência e cuspir sangue. Nesses casos, Feishu B13 é frequentemente combinado com pontos como Gaohuangshu B43, Taiyuan P9, Guanyuan VC4 e Shenshu B23.

Feishu B13 também é classicamente indicado para atrofia pulmonar e consumo, ambos os termos denotando condições de exaustão e depleção severas. Na atrofia pulmonar, diz-se que os Pulmões murcham e murcham, da mesma forma que os membros murcham e murcham no distúrbio de atrofia, enquanto o consumo corresponde amplamente à tuberculose pulmonar.

A ação de Feishu B13 não se restringe a tonificar e nutrir o Pulmão, e é igualmente importante em todos os padrões de excesso de Pulmão. Por meio de suas ações de regular o Qi do Pulmão e limpar o calor, pode ser usado para padrões como

I. excesso de calor que aflige o Pulmão,

II. retenção de fleuma-umidade ou fleuma-calor, e

III. calor tóxico obstruindo o Pulmão.

Consequentemente, é indicado para plenitude torácica, dor torácica, abscesso pulmonar, tosse com catarro e dificuldade respiratória ao deitar. Nesses casos, além de outros pontos apropriados, Feishu B13 é frequentemente combinado com Zhongfu P1, um exemplo do princípio de combinar os pontos shu-dorsais e mu-frontais.

Feishu B13 também é um ponto importante para o tratamento de fatores patogênicos alojados no nível defensivo (ou taiyang). Combinado com pontos como Fengmen B12, Lieque P7 e Hegu IG4, pode ser usado para liberar e expelir fatores patogênicos que prendem o exterior e causam calafrios e febre com tosse, e para harmonizar Qi nutritivo e Qi defensivo em casos de suor noturno com calafrios e febre e aversão ao frio. De acordo com A Urdidura e O Latido das Doenças Febris com Calor, "O Pulmão e o Coração estão mutuamente conectados, portanto, quando há calor no Pulmão, ele entra mais facilmente no Coração". Devido à sua capacidade de eliminar o calor do tipo excesso ou deficiência do Pulmão, e devido ao seu profundo efeito na coleta de qi e no jiao superior em geral, a ação de Feishu B13 se estende ao Coração e vários clássicos mencionam seu uso para distúrbios do espírito, como mania, andar louco e até mesmo desejo de cometer suicídio.

O Pulmão e o Estômago têm uma relação particularmente próxima.

Ambos têm uma ação fortemente descendente, enquanto o canal do Pulmão se origina no jiao médio na região do Estômago. A falha do Qi do Estômago em descer devido a deficiência ou estagnação alimentar pode, portanto, prejudicar a função descendente do Pulmão levando a tosse e dispnéia, enquanto a falha do Qi do Pulmão em descer pode prejudicar a função descendente do Estômago e levar à rebelião do Qi do Estômago. Feishu B13 é, portanto, indicado para plenitude sem prazer em comer, vômitos, vômitos de espuma e vômitos de líquido após comer e, especialmente, para vômitos acompanhados de tosse.

Outro uso importante de Feishu B13 é para distúrbios pulmonares que causam dor na parte superior das costas. Em casos de crianças com deficiência severa de Qi do Pulmão, pode até haver arredondamento e deformidade das costas (costas de tartaruga). Esta condição é referida nas Questões Essenciais que dizem "As costas são a residência do peito e quando as costas estão curvadas e os ombros curvados, a residência está prestes a cair em ruínas".

Finalmente, de acordo com os Apêndices Ilustrados do Clássico das Categorias, Feishu B13 é um dos cinco pontos (Feishu B13, Xinshu B15, Ganshu B18, Pishu B20 e Shenshu B23) que "drenam o calor dos cinco Zang".


Combinações

Tosse com catarro: Feishu B13 e Fenglong E40 (Ode do Dragão de Jade).

Tosse que atinge a voz (voz rouca): Feishu B13 e Tiantu VC22 (Cem Sintomas).

Distensão pulmonar: Feishu B13 e Taiyuan P9 (Clássico Sistemático).

Dor no peito: Feishu B13, Yunmen P2, Zhongfu P1, Yinbai BP1, Qimen F14, Hunmen B47 e Daling CS7 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Cuspindo sangue: Feishu B13, Kongzui P6 e Quze CS3 (Suplementando a Vida).

Febre sazonal: Feishu B13 e Taodao VG13 (Antologia Gloriosa).

Louco andando com desejo de cometer suicídio: Feishu B13 e Fengfu VG16 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Rigidez da região lombar e costas com incapacidade de dobrar para o lado: Feishu B13 e Yaoshu VG2 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page