Amor-perfeito


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


O amor-perfeito é uma espécie selvagem comum da Europa, crescendo como uma perene anual ou de curta duração. Foi introduzido na América do Norte, onde se espalhou amplamente. É uma pequena planta trepadeira, atingindo pelo menos 15 cm de altura, com flores de 15 mm de diâmetro. Cresce em pastagens baixas, em solos ácidos ou neutros. Aceita meia sombra. Floresce de abril a setembro. As flores podem ser roxas, azuis, amarelas ou brancas. São hermafroditas e auto-férteis, polinizadas por abelhas.


Nome científico: Viola tricolor.

Nomes comuns: amor-perfeito, erva-trindade.

Parte da planta usada: flores.

Composição: salicilatos, mucilagem, flavonóides, tanino.

Ação farmacológica: antiseborreica, depurativa, diurética.

Indicações: problemas de pele, acne, seborreia.

Contraindicações: alergia a algum dos seus componentes.


Modo de uso: aqueça 1/4 litro de água até ferver e despeje sobre 2 colheres de chá de amor-perfeito. Deixe em infusão por 10 minutos. Tome 3 xícaras por dia após cada refeição.


#fitoterapia #amorperfeito #ervatrindade #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais

Referência bibliográfica:

  1. López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo