Alguns aspectos práticos na fitoterapia chinesa


Alguns aspectos práticos na fitoterapia chinesa

Quando pensamos nas ervas e fórmulas para o tratamento de uma determinada doença, não há uma resposta única, uma condição patológica pode ter diversas causas, dependendo da pessoa e do seu desequilíbrio específico.

Na prática da Medicina Tradicional Chinesa, cada tratamento deve ser individualizado e dar suporte às suas necessidades exclusivas.

Para a aquisição das ervas, as compras online oferecem muitas opções, mas elas carregam a necessidade de se coletar informações sobre os fabricantes e vendedores para maior segurança da compra.

A aquisição de ervas deve ser feita a partir de uma empresa que forneça informações sobre como a erva é cultivada (orgânica e sem pesticidas) e como é colhida. O cultivo e a colheita sustentáveis ​​são vitais para garantir um fornecimento saudável dessa erva.

Se encontrar um farmacêutico no local de compra ou em uma loja de ervas, vale a pena fazer perguntas sobre as ervas e sua procedência. É fundamental que o nome botânico seja colocado de forma clara.

Outra informação relevante é saber qual a forma de ervas que estão sendo adquiridas, seja em pó, cortadas, peneiradas ou picadas, e como a erva será armazenada (cápsulas ou em decocção, por exemplo).

Em relação às fórmulas pré-fabricadas à base de plantas, há um certo grau de uniformidade quanto aos componentes das fórmulas magistrais chinesas, mas há uma grande variação entre a quantidade e proporção dos componentes e da posologia. Os principais aspectos que devem ser levados em consideração são: a legalidade da empresa responsável pela produção e/ou importação (possui Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica [CNPJ], por exemplo); a presença de processos de controle de qualidade na produção das ervas e das fórmulas; um controle sobre a venda (minimizando o risco de automedicação).

#fitoterapia #mtc #acupuntura #terapiascomplementares #medicinaintegrativa

Referências bibliográficas:

Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020

Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010

7 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.