Algumas técnicas da acupuntura para dor que podem ser realizadas em casa


Algumas técnicas da acupuntura para dor que podem ser realizadas em casa


Antes de comentar sobre as técnicas que podem ser realizadas em casa, é importante esclarecer que algumas das estratégias que irei comentar aqui tem evidências científicas de sua eficácia, outras não possuem estudos que suportem seu uso. As informações que vou passar aqui refletem a visão da Medicina Tradicional Chinesa e a avaliação médica pode ser necessária.

Uma técnica da acupuntura bem interessante para ser realizada em casa é a acupressão, que consiste na pressão, geralmente com os dedos das mãos, sobre determinado ponto de acupuntura.

A acupressão mostrou eficácia para a melhora da qualidade do sono (Waits et al, Sleep Med Rev 2018), síndrome pré-menstrual (Armour et al, Cochrane Database Syst Rev 2018), náuseas e vomitos causados pela quimioterapia em pacientes com câncer de mama (Eghbali et al, Complement Ther Clin Pract 2016), osteoartrite do joelho sintomática (Li et al, Arthritis Care Res (Hoboken) 2018), entorse aguda do tornozelo (Zhao et al, PM R 2018), entre outros.


Para enxaqueca, podemos pressionar três pontos por 3 minutos:

Yin Tang, este ponto está localizado entre os supercílio e deve ser estimulado realizando movimentos circulares com pressão média.

CS6 Neiguan, este ponto se localiza a 3 dedos acima da articulação do punho entre os tendões do músculo flexor radial do carpo e o tendão do palmar longo e deve ser estimulado realizando uma pressão moderada sobre o ponto.

VC17 Danzhong, este pontos está localizado entre os mamilos (altura do 4º espaço intercostal) e deve ser estimulado realizando uma pressão moderada sobre o ponto.

Este esquema de pontos pode ser utilizado para ansiedade também.


Para dor nos joelhos, podemos pressionar nove pontos por 3 minutos:

Yin Tang, conforme falado antes

Anmian, este ponto está localizado posteriormente ao processo mastoide - PODE SER UTILIZADO PARA DOR DE CABEÇA

C7 Shenmen, este ponto está localizado na articulação do punho, radialmente à inserção do tendão do músculo flexor ulnar do carpo - PODE SER UTILIZADO NOS PROBLEMAS NA REGIÃO DO PUNHO

BP6 Sanyinjiao, este ponto está localizado 4 dedos proximais à proeminência do maléolo medial, na margem posterior medial da tíbia

F3 Taichong, na depressão entre as articulações proximais e o ângulo proximal entre os ossos metatarsais I e II - dores nas diversas regiões do corpo (cabeça, olhos, pescoço tórax, coração, trato gastrointestinal, trato urogenital).


Para dor no tornozelo:

A pessoa deve ficar deitada na posição supina, e o pé deve ser envolvido com a mão de quem irá realizar a acupressão com a planta do pé junto com a palma da mão, realizar a flexão dorsal passiva até o nível de tolerância do paciente, aplicar a pressão sobre o ponto R1 Yongquan por 10 minutos. Na mesma posição, a pessoa que realizará a acupressão, deve pegar a mão contralateral e realizar a pressão sobre a área mais sensível da eminência tenar (ponto médio do 1º metacarpo).

O ponto R1 também é utilizado para a crise de dor do ápice da cabeça e na crise de enxaqueca.

Outra técnica que pode ser interessante é o uso das ventosas. Neste caso, uma pessoa da família ou que mora junto pode aplicar mediante um treinamento feito por um profissional habilitado. Geralmente, utilizam-se técnicas de massagem simples com ventosas associadas ao uso de cremes ou medicações tópicas, que facilitam o deslizamento das ventosas.

Na região cervical, por exemplo, pode ser seguida a recomendação de Lauche et al (publicada em Plos One em 2013) de distribuir um óleo de Arnica sobre a região da dor cervical e massagear com o copo da ventosa, por 10 a quinze minutos.

O escalda pés é um tipo de banho dos pés que tem finalidade terapêutica geralmente recomendado para promoção de relaxamento global do corpo. Em algumas situações, podem ser utilizadas ervas terapêuticas, seguindo as recomendações da fitoterapia, sal grosso ou bolinhas de gude (ou pedras com a superfície lisa).

Na Medicina Tradicional Chinesa. quando os pés estão bem aquecidos é um sinal de saúde, significando que a energia está circulando bem. Nesse sentido, o escalda-pés age positivamente no seguinte princípio: o bem-estar acontece quando temos os pés quentes e a cabeça fria.

O tempo de exposição varia de 10 a 20 minutos e, em algumas situações, pode ser contra-indicada sua realização (ex.: presença de úlceras nos pés, doenças isquêmicas dos membros inferiores, tumores ativos, doenças cardiovasculares descompensadas, etc.).


#acupuntura #acupressão #ventosaterapia #escaldapes #dor #dorcronica #mtc

157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fitoterapia - Bu Zhong Yi Qi Wan

Fitoterapia - Bu Zhong Yi Qi Wan (补中益气丸) O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DES