Acupuntura - o que é e seus benefícios


A acupuntura vem sendo utilizada há muitos milênios, sendo encontrados instrumentos utilizados para sua com data de 3.000 aC. Muitos dos conceitos da acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa foram descritos há mais de 2.000 anos atrás. A acupuntura é uma técnica na qual são estimulados determinados pontos, conhecidos como pontos de acupuntura, através da inserção de agulhas.

Os pontos de acupuntura são regiões dentro dos meridianos, que acumulam a energia (Qi) e que podem interferir com seu fluxo ao serem estimulados. Os meridianos, por sua vez, são canais nos quais a energia circula para promover as ações fisiológicas do organismo.

A acupuntura possui diversas técnicas. A técnica mais conhecida é a acupuntura sistêmica, na qual são inseridas as agulhas de acupuntura em determinados pontos escolhidos de acordo com o diagnóstico da desarmonia energética.

Existem técnicas que utilizam uma representação do organismo em determinada região do corpo, que é conhecida como micro-sistema, exemplos destas técnicas são a auriculoacupuntura e a craniopuntura.

A utilização de uma corrente elétrica para o estímulo dos pontos de acupuntura é conhecida como eletroacupuntura.

A colocação de ventosas nos pontos de acupuntura é conhecida como ventosaterapia.

A escolha de uma determinada técnica ou da associação de várias técnica depende do tipo de problema de saúde que a pessoa possui, das características pessoais e clínicas, da presença de alguma contra-indicação para realização de algum procedimento, da disponibilidade de materiais e equipamentos no local no qual o paciente é atendido e a aceitação (ou não) por parte do paciente.

O objetivo principal da acupuntura é o tratamento de determinados problemas de saúde, geralmente inserido em uma estratégia terapêutica multimodal, através do restabelecimento do reequilíbrio energético e da melhora do fluxo de energia através dos meridianos.

A avaliação da acupuntura engloba o conhecimento do processo de adoecimento, dos antecedentes clínicos, da avaliação de outros sinais e sintomas e da realização do exame físico. A avaliação deve ser sempre individualizada e os protocolos servem como parâmetro, que devem ser ajustados de acordo com a necessidade de cada paciente.

O número de sessões e sua frequência e duração variam de acordo com o problema de saúde e as características clínicas e pessoais do individuo.

A acupuntura é muito utilizada no tratamento das condições dolorosas, inclusive na acupuntura. Geralmente a acupuntura tem melhores efeitos quando associadas a outros tratamentos, como a fisioterapia, por exemplo.

A grande vantagem da acupuntura é a redução da necessidade do uso de analgésicos e outras medicações para o tratamento da dor, o que permite diminuir o risco de desenvolvimento de efeitos adversos relacionados aos medicamentos. Outra vantagem da acupuntura é o auxílio no tratamento de algumas condições psíquicas que comumente estão associadas ao quadro doloroso, com a ansiedade e a depressão (leve a moderada).


#acupuntura #mtc #eletroacupuntura #ventosaterapia #auriculopuntura #acupunturaauricular #dorcronica #dor

6 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.